Portaria regulamenta crédito para famílias que recebem Auxílio Brasil

Limite máximo de juros cobrado será de 3,5% ao mês. Famílias ganham a oportunidade de empreender, reduzir dívidas e buscar autonomia

Imagem de capa - Portaria regulamenta crédito para famílias que recebem Auxílio Brasil

A Portaria nº 816, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 27 de setembro último, regulamenta crédito para famílias que recebem Auxílio Brasil. Com isso, os beneficiários já podem ter acesso a empréstimos consignados.

  • O limite máximo de juros cobrado será de 3,5% ao mês.

Entenda como será feito:

O beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais (40% de R$ 400 do Auxílio Brasil), num prazo máximo de 24 meses.

  • De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do empréstimo consignado é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia.

Educação financeira:

Pesquisa realizada por instituições financeiras que operam no mercado de consignados mostrou que 70% das famílias em situação de vulnerabilidade não têm acesso a crédito com juros baixos.

  • Quando perguntadas sobre como usariam os recursos, a maior parte das pessoas responde que pretende investir em um negócio próprio, buscando autonomia para melhorar a qualidade de vida.

Por isso, além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania também vai oferecer ações de educação financeira.

  • Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.

Conheça o programa:

O Auxílio Brasil é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade. Clique aqui e saiba mais.

(*) Com informações do Ministério da Cidadania

imagem do author
Colaborador

Redação(*) / Foto: iStock