Pessoas são mais desonestas quando estão em grupo

Estudo demonstra como companhias podem influenciar as trapaças

Imagem de capa - Pessoas são mais desonestas quando estão em grupo

Pessoas que fazem parte de um grupo grande têm mais chances de trapacear. Foi o que descobriu um estudo realizado por universidades norte-americanas. De acordo com os cientistas, quanto mais pessoas fazem parte daquele grupo, maiores as chances de ocorrerem desonestidades, mentiras e infidelidades.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores realizaram diversos experimentos com 834 pessoas. Uma das líderes do estudo, a Ph.D. em Gestão Celia Chui explica que quanto mais pessoas fazem parte do grupo, maior a desconfiança de que ali haverá trapaceiros.

“Ter um número maior de pessoas em um grupo aumenta as expectativas do número absoluto de trapaceiros naquele grupo, o que aumenta a percepção de que a trapaça é uma norma social aceitável, o que leva a mais trapaça.”

Quanto maior a percepção de desonestidade, maiores as chances de as pessoas, realmente, agirem de forma desonesta. Isso pode influenciar no comportamento em esportes, competições por vagas de emprego ou mesmo na vida familiar. Por exemplo: um homem que anda com muitos amigos infiéis passa a crer que infidelidade é uma conduta aceitável; isso aumenta a possibilidade de ele mesmo trair sua esposa.

O estudo foi realizado pelas renomadas universidades de Harvard e Northwestern (EUA) e pela Escola de Negócios HEC Montreal (Canadá), e publicado na revista científica Organizational Behavior and Human Decision Processes.

Como evitar o mal

O estudo citado acima apenas confirma o que já se sabe há muito tempo: as companhias são capazes de influenciar o comportamento das pessoas, para o bem ou para o mal.

“Por isso, Deus já nos deixou este aviso: não se junte com quem não presta. Ele, sabendo que uma vez estando próximos de outras pessoas é quase impossível não ser influenciado por elas, nos aconselha a cortar o mal pela raiz: não tenha contato com essas pessoas”, lembra o Bispo Renato Cardoso, em seu blog.

De acordo com ele, “as pessoas ao nosso redor têm um grande poder de influência sobre nós. Querendo ou não, nós acabamos sendo influenciados pelo que vemos, pelas conversas, os exemplos, os hábitos, as ideias e o comportamento. É muito difícil não se deixar influenciar.”

Assim, o ideal é buscar “pessoas boas para se associar com elas. Provavelmente, você não irá encontrar uma multidão, pois são poucos os que querem entrar pela porta estreita, mas procure e você vai achar”.

Entretanto, “ainda que você esteja acompanhando pessoas boas, aprendendo com elas, lembre-se de sempre manter os seus olhos no Senhor Jesus, pois somente Ele é quem nunca lhe decepcionará”.

Mantendo o foco no Senhor Jesus, você não se corromperá, trapaceará ou será desonesto.

Para entender como a desonestidade pode prejudicar sua vida, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images