Pesquisadores acreditam ter encontrado local em que o apóstolo Paulo sofreu naufrágio

Este naufrágio faz parte das "marcas" carregadas pelo apóstolo por causa do evangelho. Entenda

Imagem de capa - Pesquisadores acreditam ter encontrado local em que o apóstolo Paulo sofreu naufrágio

Pesquisadores do Instituto de Arqueologia, Busca e Exploração da Bíblia (BASE, na sigla em inglês) encontraram uma âncora na região em que o apóstolo Paulo sofreu um naufrágio, enquanto era transferido para Roma. Na época, ele estava preso por pregar o Evangelho.

O objeto arqueológico tem data do 1º século depois de Cristo (o período da Igreja Primitiva descrita na Bíblia). E foi encontrado debaixo da água (cerca de 27 metros de profundidade, tal qual Lucas narrou no livro de Atos 27:28).

Paulo enfrentou grande perseguição por causa da fé

Este naufrágio faz parte das “marcas” carregadas pelo apóstolo por causa do evangelho. Nas palavras do próprio Paulo: “Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo. Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos. Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.” 2 Coríntios 11:24-28

Assim, Paulo foi uma pessoa usada pelo Espírito Santo, nos tempos bíblicos, para que a mensagem de salvação eterna chegasse até os dias de hoje.

Entretanto, no começo, o apóstolo foi um grande perseguidor da Igreja. Como o Bispo Edir Macedo observa em suas anotações de fé: “… O apóstolo, que outrora servia e obedecia cegamente às ordens dos líderes religiosos quando o mandavam açoitar, ameaçar e prender os cristãos, se tornou um novo homem após encontrar o Salvador (Jesus Cristo) a caminho de Damasco”.

Quem foi o apóstolo Paulo?

Apóstolo PauloPaulo tinha dupla cidadania (ele era judeu e romano). Assim como o pai, ele pertenceu ao grupo dos fariseus e nasceu na tribo de Benjamim (Filipenses 3:5). Além disso, ele estudou a “Lei de Moisés” com um rabino importante da época chamado Gamaliel (Atos 22:3). Entretanto, após a sua conversão, nenhum desses títulos tinha valor para o apóstolo (Filipenses 3:7). Pois, os seus pensamentos pertenciam exclusivamente ao Senhor Jesus e sua atenção era voltada totalmente ao trabalho evangelístico. Foi por isso, que ao longo de sua vida, ele realizou três grandes viagens missionárias.

O livro bíblico de 2ª Timóteo é uma carta para um jovem amigo e conservo. Nela, Paulo deixa suas últimas orientações, inspiradas pelo Espírito Santo, sobre a fé. Além deste livro, ao apóstolo também é atribuída a autoria de Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses, 1ª Timóteo, Tito e Filemon.

A Bíblia é a Palavra de Deus

Durante o Jejum de Daniel, você pode meditar nas orientações contidas nestes Textos Sagrados por meio da Bíblia de estudo com comentários do Bispo Edir Macedo, que lhe auxiliará na compreensão do conteúdo das Escrituras. Igualmente, você pode acompanhar a série “Sabedoria na prática“, em que a escritora Núbia Siqueira tem feito um estudo expositivo sobre 1ª Coríntios.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images