Pacientes de casa de acolhimento recebem festa de fim de ano

Para amenizar a solidão da família, voluntários levam ceia especial e brincadeiras aos moradores

Imagem de capa - Pacientes de casa de acolhimento recebem festa de fim de ano

Considerada a capital latino-americana da saúde, São Paulo recebe muitos doentes de fora, inclusive estrangeiros, em busca de diagnóstico e tratamento médico. Pessoas de baixa renda, que não tem onde ficar, procuram albergues e abrigos públicos enquanto aguardam por atendimento.

Na Casa de Acolhimento Boraceia da Prefeitura de São Paulo, localizada na Zona Oeste, voluntários do programa social Grupo da Saúde decidiram amenizar a solidão dessas pessoas que vão passar as festas de fim de ano longe da família e amigos. Neste domingo (23), serão levados aos moradores ceia, brincadeiras, músicas e contação de histórias. Outros serviços como corte de cabelo, barba e manicure também serão disponibilizados.

“É muito importante a presença do Grupo da Saúde porque, como os pacientes estão fazendo tratamento, eles perdem um pouco do convívio com a sociedade e só saem para consultas médicas. Com uma conversa amiga e brincadeiras o enfermo que antes não estava comendo passa a se alimentar, aquele que estava mais sério, volta a sorrir. Isso eleva a autoestima deles”, explica a enfermeira Nathalia Tozato Bahr.

Semanalmente, voluntários do Grupo da Saúde visitam os enfermos para levar mensagens de esperança e renovação da autoestima.

“Algumas dessas pessoas se sentem abandonadas, sem desejo de viver. O nosso intuito é mudar a perspectiva de como elas se enxergam, mostrando que existem pessoas que as amam”, observa o coordenador do programa social, Bispo Eduardo Ribeiro.

Conheça mais sobre o Grupo da Saúde

O programa social foi criado em janeiro deste ano com o objetivo de prestar auxílio aos doentes e os familiares deles com suporte emocional e atividades lúdicas em Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, clínicas de acolhimento, casas de repouso e asilos de todo o Brasil.

Para levar alegria no ambiente hospitalar, voluntários do “Sorriso Saúde” cantam música e promovem atividades lúdicas aos enfermos. Outro projeto é o “Grupo de Apoio à Saúde”, que oferece, de madrugada, café da manhã às pessoas que aguardam, em filas de hospitais, pelo atendimento médico.

O programa social oferece, ainda, rodas de conversa e palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais dos hospitais.

imagem do author
Colaborador

UNIcom