O sinal de todo depressivo

Bispo Renato Cardoso explica como reconhecer quem tem depressão

Imagem de capa - O sinal de todo depressivo

A depressão é a doença que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, são, pelo menos 322 milhões de depressivos no planeta. E todos eles apresentam o mesmo sintoma: o sinal de todo depressivo.

Esse sinal que se apresenta em todo depressivo, conforme o Bispo Renato Cardoso explicou, é o foco naquilo que não possui.

“Acontece com todo depressivo. O depressivo tende a focar no que ele não tem e esquecer do que ele tem. Há um desprezo de tudo o que ele tem”, afirmou o Bispo durante apresentação do programa “Inteligência e Fé”.

Ou seja: aquele refrão popular que afirma que “a grama do vizinho é sempre mais verde” se aplica de maneira trágica em cada pessoa que tem depressão. Exemplificando esse sinal de todo depressivo, podemos citar que ele sempre despreza o carinho da própria família, mas alega que se sente solitário.

“Tudo o que é bom, que está ali ao lado dele, ao redor dele, tudo e todos passam a ser secundários. E o foco dele passa a ser em coisas abstratas, em coisas que não estão nas suas mãos”, explicou o Bispo.

Outro sinal de todo depressivo

Você já se sentiu triste sem saber o motivo ou conheceu alguém que se sente assim? Essa melancolia também se apresenta quando uma pessoa sofre com a depressão. Evidentemente, no caso da enfermidade essa tristeza é exponencialmente maior e impactante.

“Às vezes, ela nem sabe o que quer. A verdade é essa. Ela nem sabe o que está querendo ter e não tem. Então, ela fica naquela angústia. Enquanto isso, ela vai perdendo casamento, a saúde, ela descuida do próprio corpo, não come bem, não se exercita, não dorme bem, começa a beber, fumar etc.”, explicou o Bispo.

De acordo com ele, o enfermo “vai desprezando o que tem, vai perdendo o que tem e fica tentando agarrar aquilo que não tem e ele nem sabe o que é. Não sabe descrever o que está buscando”.

Assim, é importante ressaltar que depressão não é frescura. É uma doença espiritual extremamente violenta, que tem o poder de incapacitar pessoas e fazer até mesmo com que elas se matem.

No programa Inteligência e Fé, a partir dos 19 minutos, Cassia Paes, bancária, de 55 anos, contou que viveu boa parte da vida com depressão. Ela explicou que não tinha condição de conviver com a família, pois a medicação que tomava a fazia dormir o dia todo. Assista o depoimento completo dela e de outras pessoas no vídeo abaixo:

Para conhecer outros sinais que identificam a depressão, clique aqui e veja os 10 sintomas da depressão. Participe, também, da Sessão do Descarrego na Universal às sextas-feiras. No Templo de Salomão os encontros acontecem às 10h, 15h e 20h. Ou procure o endereço mais perto de sua casa, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock