O que leva um fã a ter atitudes irracionais?

A lista de comportamentos irresponsáveis protagonizados por admiradores em prol dos seus ídolos só cresce

Imagem de capa - O que leva um fã a ter atitudes irracionais?

“Meninas, os números têm força, vamos voar para Pequim e resgatá-lo”, postou uma fã chinesa, após o cantor Kris Wu, estrela do K-pop, ser preso, acusado de estupro no mês passado. Instigando uma legião de fãs para se unir e planejar tirá-lo da prisão.

A lista de comportamentos irresponsáveis protagonizados por fãs em prol dos seus ídolos é grande. A exemplo de arrecadar 1 milhão de yuans para personalizar um avião e publicar  anúncios de página inteira em jornais só para homenagear o aniversário de um outro cantor. As notícias estampam os tabloides da China, que afirmam ainda que alguns estudantes têm até adquirido dívidas.

Por essas e outras atitudes irracionais tidas por fãs, o governo chinês, que tem chamado isso de “cultura caótica dos fãs”, publicou um plano para impedir a disseminação de informações que sejam prejudiciais em grupos de fãs de celebridades, incluindo fofoca e abuso verbal.

A plataforma que negar a remoção rápida desse tipo de conteúdo também deverá ser penalizada pelo governo. “É preciso haver uma limitação para a perseguição irracional de estrelas pop”, declara o documento.

Faz parte da natureza humana

Durante uma edição do programa Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso explicou que essa inclinação do ser humano de colocar algo ou alguém acima de si mesmo faz parte da sua natureza. “Mesmo que a pessoa seja ateia, ela tem dentro de si a necessidade de atribuir fé a algo ou alguém”, destacou. Ele ainda ressaltou que Deus nos fez dessa forma, porém também nos deu inteligência, para usarmos junto com a fé. A fim de não colocar coisas inferiores, que nós mesmos criamos ou igual a nós, acima do próprio Criador.

Hoje em dia qualquer coisa pode se tornar um ídolo, quando toma o primeiro lugar na vida da pessoa. “A quem vai a sua dedicação, respeito e atenção? A idolatria é algo muito sutil, existem pessoas que fazem de outras pessoas, tudo na sua vida delas e quando a perdem entram em depressão”, exemplificou o Bispo Renato.

A Bíblia condena todo tipo de idolatria, pois isso é um engano. “Entenda isso: Deus exige exclusividade! Só Ele é digno de ser adorado, ninguém mais, pois tudo e todos foram criados por Ele”, esclareceu o Bispo em uma de suas pregações. No vídeo abaixo, Bispo Renato explica, à luz da Palavra de Deus, o que é IDOLATRIA e por que muitos são idólatras sem saber. Confira:

Se você deseja aprender mais sobre o que a Bíblia ensina, compareça às quartas-feiras e aos domingos aos encontros que acontecem na Universal. Clique aqui e encontre um endereço perto de você.

 

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock