O que está por trás de tanta maldade?

Crimes diários nos fazem questionar como o ser humano é capaz de atos tão cruéis. Entenda

Imagem de capa - O que está por trás de tanta maldade?

No dia 9 de junho último, no bairro Pedreira, zona sul da capital paulista, um crime chocou a todos. O ator Rafael Miguel, que interpretou o “Paçoca” na novela “Chiquititas” (SBT), e seus pais foram assassinados brutalmente.

O autor do crime teria sido o pai da namorada de Rafael. O assassinato aconteceu quando o jovem foi à casa da namorada, na companhia dos pais. Ainda não se sabe o real motivo do triplo homicídio, mas há indícios de que o suspeito não aceitava o namoro da filha.

É claro que o ser humano tem o poder de escolha. O livre-arbítrio é um direito Divino dado a cada um. Mas o que muitos ignoram é quem os influenciam em suas escolhas. E só há duas fontes de influência.

Influência negativa

A justiça não reconhece a ação de um mal por trás de um criminoso e, sim, apenas os fatos: a pessoa cometeu o crime e terá que pagar.

Contudo, o diabo veio somente para roubar, matar e destruir (João 10.10). Só que, por ser espírito, para agir, ele precisa de um corpo, a fim de atuar neste mundo. E este acesso, ele consegue quando a pessoa escolhe não fazer a vontade de Deus.

Em muitos, o mal encontrou em seus corações um solo fértil para semear suas sementes malignas – um passado de rejeição, abusos etc.

Leia também:

Entrelinhas: Elas encontraram a verdadeira liberdade dentro da prisão

Contudo, todos têm condições de fazer escolhas certas. O próprio Deus declara:

“O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de teu alcance. Ele não está nos céus, para que digas: quem subirá ao céu para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos? Não está tampouco do outro lado do mar, para que digas: quem atravessará o mar para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos?
Mas essa palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração: e tu a podes cumprir.
Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal.”
Deuteronômio 30.11-15

Obediência mecânica?

O Bispo Edir Macedo esclarece que, ao contrário dos inventores deste mundo que idealizam suas criações para possam ter o total controle sobre elas, não é uma obediência mecânica que o Criador espera do ser humano.

“Em vez disso, deu-lhe força, inteligência e liberdade para pensar, falar e agir, além da opção de decidir pelo bem e o mal”, explica.

O Bispo ainda ressalta que, apesar de em sã consciência ninguém desejar o mal e a própria destruição, essa escolha não é baseada “em simples palavras, e sim em atitudes”. Pois, “querer o bem, mas tapar os ouvidos à Voz do Altíssimo e desprezar Seus conselhos é optar pela morte espiritual”, completa.

Mais do que ressocializar

O que fazer com estas pessoas que cometeram crimes hediondos?

Diogo Ramos foi homicida. Um rapaz totalmente sem perspectivas, mergulhado em uma vida motivada pelo ódio e o rancor. Em seu histórico de vida, a violência familiar. Suas escolhas só o levavam para o fundo do poço.

Até que um dia, ele, finalmente, entendeu que aquelas escolhas davam poder aos espíritos que só queriam destruí-lo. Tornando-se um homem desprezível e com uma mente onde só havia maldade, vingança e ódio, como ele mesmo recorda.

Ele, então, decidiu fazer as escolhas certas.

Assista no vídeo abaixo a história deste rapaz que, mais do que ressocializado, ele encontrou o verdadeiro sentido da vida.

Verdadeira libertação

A privação da liberdade como forma de punição àqueles que cometeram crimes, não os liberta do passado e de tudo o que os motivaram a cometer tantos erros.

A verdadeira libertação acontece quando a pessoa, a exemplo do Diogo, entende a sua real condição e busca o Único que pode libertá-los das cadeias em suas almas: o Senhor Jesus.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.36

Dê o primeiro passo para a grande mudança da sua vida. Participe da Grande Sessão do Descarrego, que acontece toda sexta-feira, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão, Avenida Celso Garcia, 605, zona leste da capital paulista.

Se você não puder comparecer ao Templo, não deixe de participar em uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images