O que a primeira carta aos coríntios tem a nos ensinar?

A escritora Núbia Siqueira apresentou o contexto geral desta carta bíblica. Saiba mais

Imagem de capa - O que a primeira carta aos coríntios tem a nos ensinar?

No livro “Estudos Bíblicos”, o Bispo Edir Macedo esclarece: “A ideia básica e central da Bíblia é a revelação de Deus e do Seu plano de salvação para toda a humanidade. Para enriquecer e colaborar com esta ideia básica, Deus ainda utilizou a Sua Palavra, a fim de estabelecer o fundamento para a fé pessoal e servir como elemento que guiasse os cristãos, como manual prático da Igreja de Jesus, tornando-se um referencial de testemunhos e exemplos dos grandes homens e mulheres que constam nas Escrituras”.

Desse modo, o hábito da leitura diária da Bíblia é muito importante para a manutenção e fortalecimento da fé. Pois, por meio do Texto Sagrado, nós compreendemos o que Deus deseja que façamos em nossa vida.

Assim, é importante sabermos como a Bíblia é organizada, quais são os gêneros textuais que encontramos nela, os personagens e qual foi o contexto em que cada mensagem foi escrita, por exemplo. Essa perspectiva nos ajuda na compreensão do que realmente o Texto Sagrado quer nos ensinar e, assim, não tiraremos os versículos do pano de fundo em que eles se encontram. Quando uma pessoa exclui o contexto do versículo, ela corre o sério risco de fazer uma interpretação equivocada do que está escrito.

1ª Coríntios

Então, no episódio 08, de “Sabedoria na prática”, a escritora Núbia Siqueira apresentou qual é o cenário do livro bíblico de 1ª Coríntios, escrito pelo apóstolo Paulo e inspirado pelo Espírito Santo.

Primeiramente, é importante notarmos que o Texto se trata de uma carta endereçada aos cristãos que moravam na cidade de Corinto, na Grécia (foto ao lado). Ela era um rico centro comercial, na época, por causa de seus dois portos que davam acesso ao mar mediterrâneo. Os negócios alcançavam o continente asiático. Portanto, era um lugar que tinha uma grande rotatividade de pessoas e culturas. Nos padrões dos dias atuais, era como se ela fosse a capital de um país.

“Nós sabemos que ele escreveu, provavelmente, quatro cartas. Porém, nós só temos duas dessas cartas. Essa primeira carta que aparece na Bíblia, para Corinto, na verdade, foi a segunda escrita por Paulo. Mas, você vai ver um homem que de devastador de igrejas, ele passa a ser um plantador de igrejas (saiba mais sobre o apóstolo aqui). Foi Paulo que abriu a igreja em Corinto. Ele foi lá. Você vê em Atos 18 sobre isso. Na segunda viagem missionária de Paulo, ele chega nessa cidade e mostra como tudo aconteceu para estabelecer a igreja. Então, de longe, ele cuidava daquele povo. E nós percebemos isso na saudação da carta. Hoje, nós temos o privilégio de estarmos aqui, mas termos as pessoas acompanhando online, porque nós temos a tecnologia. Mas, naquela época, o recurso que ele tinha era a carta. Paulo queria dividir com as pessoas o que Deus estava dando para ele”, explicou Núbia.

Abordando problemas

Então, a escritora acrescentou que a igreja de Corinto era muito problemática e que o objetivo da carta era confrontar aquelas pessoas para que elas se conscientizassem de que aquele mau comportamento estava fazendo com que elas se afastassem dos ensinamentos de Deus.

“O que nós sabemos sobre a igreja de Corinto? O povo estava vivendo em discórdia, eles não sabiam participar da Santa Ceia, eles estavam brigando a tal ponto que eles levavam uns aos outros aos tribunais, eles estavam usando a liberdade que o evangelho tinha proporcionado para fazer coisas absurdas. Então, quando você olha para a igreja de Conrinto, você pensa: ‘Esse povo nunca se converteu’. Mas, no início da carta, parece que não acontecerá aquelas repreensões. Paulo começa falando de seu chamado”, aponta Núbia.

Para conferir o estudo completo sobre 1ª Conríntios, acompanhe a série “Sabedoria na prática” clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images, Marco Vanoli (CC)/Flickr