O perigo da depressão que atinge cada vez mais os jovens

Questão mundial afeta duramente a América Latina, onde, todos os dias, mais de 10 adolescentes tiram a própria vida

Muitos são os fatores que desencadeiam a depressão e atingem cada vez mais os jovens. Entre eles a ansiedade, os efeitos da pandemia, a influência da internet/redes sociais, o bullying, os problemas de relacionamento e os vícios, por exemplo. Essa questão acerca da saúde mental dos adolescentes é um problema mundial, e que afeta duramente a América Latina.

  • De acordo com estimativas recentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), quase 16 milhões de jovens, entre 10 e 19 anos, têm algum transtorno mental. O que equivale a 15% dos indivíduos nessa faixa etária.
  • Ainda segundo o Unicef, o ponto mais triste e alarmante deste fenômeno é o suicídio. Na América Latina, todos os dias, mais de 10 adolescentes tiram a própria vida. Esta é a terceira principal causa de mortes de jovens na faixa etária entre 15 e 19 anos.

Entenda como esse mal age:

Mesmo diante de números tão preocupantes, muitas pessoas ainda têm uma tendência de minimizar a dor de quem está sofrendo. No entanto, ao contrário do que dizem por aí, a depressão é real. Ela é um inimigo avassalador, um mal que isola o indivíduo em um universo obscuro. A raiz da depressão está na alma.

No programa Entrelinhas, o Bispo Renato Cardoso explicou um pouco mais sobre isso:

  • “Qual seja a doença que a pessoa tenha, o instinto humano é lutar contra ela para sobreviver. Mas a depressão é diferente, pois ela tem uma voz que diz ‘não’ para a pessoa se curar e lutar pela vida, mas, ‘sim’, para a pessoa acabar com a vida dela. Por isso, é tão espiritual. A gente sabe que o mal, o espírito, que está sufocando a pessoa, é que está falando na mente dela.”

Sim, a depressão tem cura:

Ainda que muitos apostem na ideia de que não existe cura para a depressão, o grupo Depressão Tem Cura (DTC) comprova que, sim, existe cura para ela. Se você sofre com problemas emocionais ou conhece alguém que precise de ajuda, solicite um atendimento pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou envie uma mensagem pelo Instagram.

Participe também, neste domingo (19 de março), do grande evento marcado como “O Dia da Depressão tem Cura”, uma consagração especial aos voluntários do Depressão Tem Cura. Além disso, o evento se dedicará em ajudar quem sofre com a depressão e a ansiedade.

Em São Paulo, você poderá participar no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás. Para saber onde o evento será realizado em seu estado, se informe em uma Universal mais próxima. Clique aqui e encontre o endereço.

Leia mais sobre o assunto:

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Cedidas