1 a cada 10 jovens sente dor física e nutre sentimentos suicidas

Veja o que o grupo Depressão tem Cura (DTC) tem feito para mudar esta situação

Um artigo de pesquisadores de grandes universidades internacionais (Oxford, Cambridge, Oslo, King’s College London e Parc Sanitari Sant Joan de Deu) sugere que quase um em cada dez jovens está sofrendo de dores físicas persistentes e sentimentos suicidas.

Sobre a pesquisa:

  • Os dados vieram de mais de 8 mil adolescentes entre 11 e 15 anos de todo o Reino Unido.
  • Nove por cento deles relataram sentir dor persistente ou recorrente nos últimos seis meses; além de suicídio (variando de pensamentos sobre suicídio e automutilação à promulgação desses pensamentos).
  • Eles também demonstraram estar em maior risco de depressão, ansiedade, problemas com os colegas e uso mais frequente de medicamentos prescritos.
  • A maioria era do sexo feminino: 72,9%.

Conheça o DTC:

  • O grupo Depressão tem Cura (DTC) existe para combater este mal que assola a humanidade. Semanalmente, os voluntários realizam ações para mostrar a saída para a depressão, ansiedade e outras doenças da alma.
  • No último fim de semana (14 e 15/01) o projeto realizou o movimento “Sua Vida tem Valor” em todo o Brasil. Os 5 mil voluntários entregaram brindes com mensagens motivacionais e atendiam quem precisava desabafar. Cerca de 50 mil pessoas foram alcançadas.
  • “O objetivo foi mostrar às pessoas que mesmo que as situações sejam difíceis e a dor seja grande, elas têm um valor muito alto e podem vencer a depressão”, disse o responsável nacional do grupo, Pastor Jefferson Garcia.

Depoimentos:

“As pessoas que atendemos chegavam receosas, mas curiosas e ficaram felizes por existir um trabalho como este sem gastos. Eu também sou prova viva de que esse trabalho funciona, aqui fui curada da depressão”, contou Fernanda, que é advogada e voluntária no projeto.

Ester Barbosa é psicóloga, participou da ação e afirma que a fé é muito importante para a cura desta doença.

“Esse tipo de ação é muito importante, muita gente sofre com ansiedade e depressão e não tem condições ou coragem para procurar ajuda. Ações como esta trazem acesso a essas pessoas. A fé é extremamente importante na luta contra a depressão, pois quando a pessoa está ansiosa ou deprimida, perde a fé em tudo, não acredita mais na vida, nela mesma ou nas pessoas”, explica.

Além disso:

Para ver mais ações do grupo ou pedir ajuda acesse o Instagram ou o site.

Você também pode ir à Universal mais próxima da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock e Cedidas