Nova fake news falsifica carta da Universal a bispos e pastores

Criminosos enviaram para jornalistas documento com teor político. Universal já solicitou às autoridades identificação dos autores

Imagem de capa - Nova fake news falsifica carta da Universal a bispos e pastores

Começou a circular nesta segunda-feira (22) uma carta atribuída à Igreja Universal do Reino de Deus com determinações políticas e ameaças aos bispos e pastores da instituição. O documento é falso da primeira à última linha. Veja abaixo:
A papelaria não utiliza o padrão gráfico adotado pela Universal há alguns anos. Na falsificação, o coração da logomarca está completamente fora de proporção.
A Universal não usa a logomarca do Templo de Salomão para adornar correspondências e documentos internos.
A assinatura do Bispo Renato Cardoso na carta é falsa.
Além de grosseiramente mal escrito, o texto traz expressões que jamais seriam utilizadas por algum oficial da Universal. Por exemplo, a frase “nosso líder e Sumo Sacerdote, Bispo Edir Macedo” – de acordo com a Bíblia Sagrada, o Sumo Sacerdote é o Senhor Jesus.
Outra palavra não usada pela Universal é “diáconos” – posição que não existe na hierarquia eclesiástica da instituição.
Mais uma mentira do documento facilmente desconstruída é a suposta “punição prevista em Código de Ética e Conduta aprovado em Convenção Nacional da IURD (sic) em 1997, na cidade do Rio de Janeiro, na Catedral da Fé”. Pois não existe tal “código”, a Universal não utiliza o acrônimo “IURD” desde 2014 e a Catedral Mundial da Fé, do Rio de Janeiro, só foi inaugurada em 1999.
Por fim, a Direção da Universal jamais enviaria correspondência com esse teor para bispos e pastores, com pedidos e ameaças estapafúrdios.
A Universal entrará com as medidas cabíveis para identificação e punição dos autores desta fraude, bem como contra aqueles que a espalharem.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom