Notícias boas melhoram a saúde do coração

Elas também evitam o derrame cerebral

Imagem de capa - Notícias boas melhoram a saúde do coração

Basta ligar a televisão, o rádio ou a internet para ser bombardeado com centenas de informações, quase todas sensacionalistas, enganosas ou desimportantes. O número de notícias ruins é tão grande que fazem até os casos de suicídios se elevarem.

Entretanto, há aquelas pessoas que conseguem filtrar as informações que alcançam benefícios para saúde mental e até física. É o que comprova um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), eleita em 2020, a 3ª melhor universidade do mundo.

Os cientistas realizaram o estudo analisando dezenas de pesquisas que envolveram milhares de pessoas nos últimos anos. A conclusão foi: as pessoas que consomem mais notícias boas se tornam mais otimistas. E esse otimismo melhora a saúde como um todo, evitando, inclusive, derrames cerebrais e problemas cardíacos.

Como isso acontece

De acordo com a líder do estudo Laura Kubzansky, consumir notícias boas e evitar as ruins contribui para a construção de um bem-estar psicológico. Consequentemente, essas pessoas que se sentem bem cuidam melhor da alimentação, praticam mais atividades físicas, consomem menos drogas (lícitas e ilícitas) e se estressam menos. Todos esses fatores somados auxiliam o organismo.

O professor emérito de psicologia na Universidade Golden Gate (EUA) Kit Yarrow, que não esteve envolvido na pesquisa, relatou ao periódico Health Day que o estresse gera tensão muscular, perda da qualidade do sono e extrai a energia física e mental da pessoa.

Por outro lado, ele afirma que “as pessoas emocionalmente positivas e otimistas não apenas se sentem compelidas a cuidar melhor de si mesmas, como também são menos propensas a sofrer os efeitos fisicamente prejudiciais do estresse”.

Limpeza espiritual

Além de limpar o corpo e a mente, escolher bem o conteúdo consumido auxilia também a realização de uma limpeza espiritual. Foi o que explicou o Bispo Adilson Silva, durante o programa Entrelinhas do último dia 02 de agosto:

“Às vezes, a pessoa não se policia e não tem nenhum critério para ver o que é importante para ela e sai consumindo tudo. A cabeça da pessoa fica sobrecarregada de informações e acaba se preocupando com problemas que não são dela”.

Assim, o Bispo recomenda o Jejum de Daniel. Não apenas para melhorar as saúdes física, mental e espiritual, como também – e principalmente – para se aproximar de Deus. Durante o programa, o Bispo listou 10 benefícios que o Jejum de Daniel traz. São alguns deles:

– Sono mais tranquilo;

– Paz interior;

– Mais intimidade com Deus;

– Redução e combate de ansiedade, medo e preocupação.

Quer saber os 10 benefícios trazidos pelo Jejum de Daniel? Então clique aqui e assista à íntegra do Entrelinhas, disponível no Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images