No Monte das Oliveiras: o Senhor Jesus suou sangue?

A novela Jesus tem retratado em detalhes a trajetória de Cristo até a cruz. Entenda melhor como foi esse momento no Getsêmani

Imagem de capa - No Monte das Oliveiras: o Senhor Jesus suou sangue?

A novela Jesus – exibida de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV – está na fase da conclusão da missão de Cristo na Terra.

Após realizar a Santa Ceia com os discípulos, o Mestre foi até um jardim conhecido como Getsêmani, no Monte das Oliveiras, para orar a Deus e aguardar o traidor, Judas Iscariotes, chegar para levá-lO preso. Confira a cena no vídeo abaixo:

Na Bíblia, essa passagem é registrada em Mateus (capítulo 26), Marcos (capítulo 14), João (capítulo 18) e Lucas (capítulo 22).

Jesus sofre no Monte das Oliveiras

Todo esse trecho no jardim é marcado por uma angústia profunda que atingiu o Senhor Jesus.

Vemos, por exemplo, que Ele inicia a Sua oração de joelhos (Lucas 22.41). Mas, o sofrimento vai aumentando tanto ao longo daquele momento que Ele termina a oração com o rosto no chão e suando sangue (Mateus 26.39 e Lucas 22.44). O sangue vinha do rompimento de vasos sanguíneos influenciado pelo alto nível de estresse.

Mas o que originava essa tensão tão insuportável? Seria um temor dos açoites que iria receber? Ou dos pregos cravando Suas mãos? Ou, ainda, da coroa de espinhos que faria sangrar a Sua cabeça?

A maior de todas as dores

Para Ele, nada disso era mais doloroso do que a dor da separação do Deus-Pai.

Ao longo de toda a Sua existência, o Deus-Filho viveu em total submissão à vontade do Deus-Pai (João 10.17).

Mas durante o percurso que seguiria até a cruz, Ele receberia sobre Si o pecado de toda a humanidade. Ali, Ele estava assumindo a responsabilidade por nossos erros e sendo massacrado em nosso lugar, mesmo sem ter culpa. Ele foi puro e inocente, como um cordeiro, para o derramar de Seu santíssimo sangue (João 1.29).

Então, como o Deus-Pai e o Espírito Santo não compactuam com o pecado, Eles não poderiam continuar unidos com o Deus-Filho. Ele estava totalmente sozinho na empreitada que se seguiria.

Como foi essa dor?

Todavia, humano algum poderia saber exatamente o que se passava com Cristo naquele momento. Porém, para tentarmos construir uma levíssima ideia de como foi a experiência, talvez, tenha sido algo similar com o que é experimentado por aqueles que são condenados ao inferno, após essa vida terrena.

No livro “O Resgate”, o Bispo Sergio Corrêa escreve: “A pior dor de quem está no inferno não é a dor do corpo queimado ou comido por bichos, nem mesmo é a tortura psicológica. A pior dor de quem morre sem a Salvação é a dor da separação de Deus. Imagine a sua alma se descolando do corpo e se deparando com os demônios que vierem buscar você. Você vai vê-los como eles verdadeiramente são, a forma que eles têm, e os perceberá tão reais quanto qualquer pessoa que encontra na rua hoje. Você vai tentar fugir e não terá como fugir. Vai gritar pelo nome de Jesus e nem Ele, nem ninguém poderá salvá-lo mais. Todas as oportunidades foram eliminadas. Toda a chance que você teve durante a vida acabou. Você será arrastado por esses seres e dará entrada no inferno, que é o extremo do terror, consciente de que viverá a eternidade longe de Deus”.

A nossa escolha em vida

Infelizmente, muitas pessoas nos dias de hoje escolhem esse destino horrível. Elas são alertadas pelos homens e mulheres de Deus a seguirem os ensinamentos da Bíblia. Mas essas orientações acabam sendo como uma semente que não cria raízes e morre.

Em outras palavras, só há um único elemento que pode nos separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor: o pecado.

A boa notícia é que ninguém precisa passar por essa condenação. Porque o Senhor Jesus, em Sua infinita misericórdia e amor, atravessou essa dor por nós. De fato, Cristo está de braços abertos esperando pelos que desejam ter comunhão com Ele. A escolha é exclusivamente nossa.

Se você deseja entregar a sua vida para o Salvador, não perca tempo. Participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa e se apresente para Ele. Você não precisa usar palavras bonitas, tudo o que Jesus deseja é uma conversa sincera.

Novela Jesus

Acompanhe os capítulos finais dessa novela que tem retratado em detalhes a trajetória do Deus-Filho, enquanto esteve em forma de homem neste mundo. Não perca também, aqui, no Universal.org, informações e reflexões, além de outros conteúdos.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Munir Chatack, Edu Moraes e Blad Meneghel/Record TV