Narcisistas são mais agressivos, demonstra estudo

Os pesquisadores os definem como pessoas com exagerado senso de autoimportância

Imagem de capa - Narcisistas são mais agressivos, demonstra estudo

Pessoas narcisistas são mais agressivas. Isso foi o que concluiu um estudo publicado no periódico científico Psychological Bulletin. Nesse estudo, uma equipe de psicólogos analisaram 437 pesquisas independentes relacionados ao narcisismo.

Os pesquisadores definem narcisistas como pessoas com exagerado senso de autoimportância. De acordo com os resultados, além dessas pessoas serem mais propensas à agressividade, elas também são mais frias, deliberadas e proativas em sua agressividade.

“É uma mensagem bastante direta: o narcisismo é um fator de risco significativo para comportamento agressivo e violento em toda a linha”, afirmou ao jornal britânico Daily Mail o coautor do estudo, Brad Bushman.

De acordo com ele, esses narcisistas de pavio curto atacam sempre que se sentem desrespeitados ou ignorados, ainda que a outra pessoa não demonstre qualquer sinal de agressividade.

Não siga seu ego

Em artigo publicado recentemente, a escritora Núbia Siqueira ressalta a importância de não permitir que o narcisismo controle a personalidade. De acordo com ela, “o ideal é ‘baixarmos a bola’ e reconhecermos que ninguém é extraordinário e original, a ponto de poder se achar superior aos demais”.

Ela destaca que o próprio Senhor Jesus manteve-se humilde, mesmo sendo perfeito. Portanto, não há qualquer motivo para que o homem, pecador, seja prepotente a ponto de se julgar superior a qualquer pessoa.

“Se o melhor dos HOMENS foi simples e humilde, por que nós, pecadores, nos vangloriaremos de alguma coisa? Se o nosso modelo, o Senhor Jesus, no alto da Sua majestade, grandeza e poder, foi e é gentil, manso e terno, não devemos imitá-lO?”, questiona ela.

A escritora ainda afirma que “a vida centrada no ‘eu’ é a plataforma para o narcisismo e muitas outras deformações que acometem a alma”. E orienta:

“Não siga o seu ego! Não precisamos ser número um em nada, assim como não precisamos de holofotes. Deixemos as competições e ambições bobas de lado! O talento que Deus nos concedeu não é para ficarmos orgulhosos. […] Pois, o mundo pode ser dos ‘grandes’, mas Deus é dos humildes. E o que é melhor?”

Mesmo sendo um problema tão sério, o narcisismo está cada vez mais presente – especialmente nas mídias sociais. Clique aqui e saiba mais sobre a geração narcisista que existe hoje.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: iStock