Não se esqueça de que existe o “tarde demais”

Imagem de capa - Não se esqueça de que existe o “tarde demais”

Está escrito em Provérbios 22:3: “O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando”. De fato, há hoje pessoas que estão pagando um alto preço por não pensarem nas consequências de seus atos. Simples, nesse caso, é aquela pessoa que não pensa no amanhã, prefere não pensar que cada atitude que tomamos está ligada a outras que vamos tomar no dia seguinte.

O prudente não tem bola de cristal para saber o que vai acontecer, mas não é preciso bola de cristal para saber que as atitudes que eu tomar hoje vão impactar no amanhã. Para isso, você precisa usar a cabeça. Por exemplo: se eu me envolver com outra mulher, sendo casado, o que vou ter como resultado? Eu estarei mexendo com o perigo. Cedo ou tarde o problema vai explodir na minha cara. Vou passar a vida com medo de ser descoberto e isso vai impactar na minha vida com Deus e no meu relacionamento com a minha esposa.

Se eu for prudente, me escondo de coisas que não me fazem bem. Ser prudente é ser sábio, pensar um pouco à frente, é pensar no futuro e nas consequências. Muitas pessoas estão pagando caro, perdendo casamento, família e saúde por serem imprudentes. Elas sabem que têm que se cuidar, mas não se cuidam. Lembre-se: você não pode se livrar das consequências dos seus atos. Você pode achar que vai errar hoje e não vai colher amanhã, mas vai.

Um exemplo: o cartão de crédito. Você tem um limite para gastar. Se enfatiza a propaganda, mas os juros não são enfatizados. É confortante jogar a dívida para a frente, mas a conta chega.

É importante ser prudente: ligue os pontos, Deus mostra o caminho. Depois das atitudes tomadas imprudentemente, você vai pagar o preço e reclamar, mas o único culpado será você mesmo. Preste atenção aos sinais que a vida dá. Deus manda alertas, Ele quer despertar você, Ele manda avisos, mas você quer deixar para “pensar melhor” amanhã. Não se esqueça de que o “tarde demais” existe.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images