“Mulheres em Ação” ajuda crianças com câncer na África

Importante fundação da África do Sul recebe apoio de grupo da Universal

Imagem de capa - “Mulheres em Ação” ajuda crianças com câncer na África

No último dia 18/7, o programa social “Women in Action” (Mulheres em Ação), da Igreja Universal do Reino de Deus da África do Sul, participou do “Mandela’s Day”, um movimento nacional de solidariedade daquele país, e recolheu doações para crianças com câncer. O empenho das “mulheres de rosa” – como são chamadas – já foi reconhecido pelas autoridades locais.

O grupo, que atua desde 2010, concentra seus esforços no apoio às crianças internadas no CHOC – Fundação do Câncer Infantil. O CHOC é a única organização na África do Sul que fornece apoio abrangente a todo o país para crianças com câncer, distúrbios sanguíneos com risco de vida e suas famílias.

Semanalmente, as voluntárias visitam 7 das 12 casas da Fundação espalhadas pelo país, dando aconselhamento e apoio emocional para as crianças e seus familiares. Para se habilitarem como voluntárias da fundação, o grupo teve que passar por um treinamento intensivo no CHOC, onde foram ensinados os diferentes tipos de câncer e da importância da linguagem corporal para atuar com os pacientes.

No Mandela’s Day, foram doadas 80 cestas básicas, brinquedos, roupas, fraldas, micro-ondas e tapetes feito à mão. O alimento que é doado para a casa do CHOC, beneficia diretamente os pais e as crianças com câncer, pois muitos pais vêm de longe e não podem voltar para suas casas devido ao tratamento extenso que precisa ser concluído.

Saiba mais sobre “Women in Action”

O grupo Mulheres em Ação é formado por esposas de pastores da Igreja Universal da África do Sul. Com 117 voluntárias espalhadas por todo país, prestam atendimento físico, emocional e espiritual a crianças e adultos dos principais hospitais e clinicas oncológicas do país.

Mulheres em Ação é um dos 6 grupos registrados no UICC (Controle Mundial de Câncer), e a Igreja Universal do Reino de Deus aparece no mapa mundial da organização como membro ativo no combate ao câncer.

Mandela’s Day

O Dia de Mandela, como também é conhecido, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em novembro de 2009, através de aprovação em Assembleia Geral. Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida na luta pela paz na humanidade e pelos direitos humanos, portanto, nesta data, todos os indivíduos são convidados a dedicar 67 minutos do seu dia para ajudar as pessoas que mais precisam, em homenagem ao líder sul-africano.

O câncer e as crianças

A taxa de incidência de câncer em crianças tem crescido ao longo das últimas décadas, afirma uma nova pesquisa. A Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer estudou dados de 19 países. A entidade descobriu que houve um aumento de cerca de 1% ao ano no número de casos infantis e de 1,5% anual entre adolescentes, entre os anos de 1970 e 1990. Os cientistas dizem ser impossível apontar um só fator como a causa para o aumento no número de ocorrências.

Uma boa notícia foi o fato de que as taxas de sobrevivência ao câncer infantil também aumentaram no mesmo período. O índice de sobrevivência subiu para 75% em crianças da Europa Ocidental e 64% para as do Leste Europeu.

imagem do author
Colaborador

UNIcom