Menores infratores recebem aulas de natação

A iniciativa é do Projeto Socioeducativo do Rio de Janeiro e auxilia na ressocialização dos jovens

Imagem de capa - Menores infratores recebem aulas de natação

O esporte é uma excelente ferramenta a fim de ressocializar menores infratores. Por isso, o Projeto Universal Socioeducativo do Rio de Janeiro apostou na natação para ajudar na recuperação dos jovens do Degase Ilha do Governador, localizado na capital fluminense.

Por enquanto, esta é a única unidade a oferecer o curso. Ela tem 170 internos e todos participam das aulas (divididos em várias turmas), comandadas por voluntários e profissionais físicos na área.

“Começamos com torneios de futsal em agosto de 2021. A aceitação foi grande, então tivemos a ideia de fazer a aula de natação e em fevereiro iniciaremos o atletismo. O objetivo é tirar os jovens do crime, dar oportunidade de mudar de vida e sabemos que o esporte é uma bela iniciativa para isso. Além disso, em breve teremos alguns internos disputando medalhas e seguindo carreira”, fala o Pastor Luis Eduardo Novaes, responsável pelo grupo.

Benefícios para o corpo e para a alma

O Pastor explica que são muitos benefícios para os jovens e agentes das unidades.

“Imagine crianças e adolescentes com tanta energia, presos em celas o dia todo por meses ou anos? Eles veem no esporte um escape, ficam menos estressados e os próprios agentes comentam e agradecem a iniciativa. Os meninos chegam a abraçar os voluntários agradecendo pelo cuidado”, comenta.

Ele acrescenta que muitos chegam traumatizados por algo e o trabalho, aliado à fé, os ajuda a superar tudo. “Temos regras de disciplina, orações, reuniões semanais e acompanhamento e visitas às famílias dos internos. Unir a fé ao esporte só tem ajudado na ressocialização destes adolescentes”, afirma.

Ademais, veja mais ações do projeto Socioeducativo em todo o Brasil, no Facebook e Instagram.

imagem do author
Colaborador

Raafaella Rizzo / Fotos: Cedidas