Liberte-se da opinião alheia

Imagem de capa - Liberte-se da opinião alheia

O ser humano foi criado como indivíduo. Como Deus é Único, criou o ser humano à Sua imagem e semelhança, logo, como indivíduo, um ser individual. O ser humano não foi criado para ser como o piolho, que precisa da cabeça dos outros para andar.

Uma grande fonte de ansiedade, medo, irritação, depressão e vários outros problemas da alma que levam ao fundo do poço é a preocupação com que os outros dizem. É essa forma de viver que deixa você extremamente preocupado com o que os outros pensam de você.

Pense por si e não se preocupe com o que os outros vão falar. Até porque, desde o nascimento até a eternidade, Deus nos trata como indivíduos. O Livro da Vida grava o nome das pessoas e não o de família ou do grupo ao qual pertencemos. Nada disso contará para nossa Salvação. O que contará é a nossa vida. Você responde por você, eu por mim e cada um por si. Isso é o justo. Imagine se você tivesse que responder por outras pessoas. Não seria justo.

Deus trata cada um individualmente, por seus méritos e segundo suas obras. Portanto, você não deve viver preocupado com o que falam de você ou com o que alguém está pensando de mau a seu respeito. Você não tem que ficar achando ou especulando coisas. Tudo o que você faz com preocupação em relação ao que os outros pensam rouba sua energia. Você só deve se preocupar em responder a Deus.

A Palavra de Deus diz que há quem queira ter Deus, mas quer ter um gostinho do mundo. É aquela pessoa que anda na roda dos escarnecedores. Pode ser um grupo do WhatsApp, uma roda de amigos ou qualquer ambiente em que as pessoas estão fazendo fofoca, falando coisas de baixo calão, etc. Não devemos andar com essas pessoas.

Se preocupe somente com o que Deus fala ou pensa. Se você se preocupar somente com isso, não se sentirá ansioso. Não fique refém do que as pessoas falam e pensam a seu respeito e “será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1.3).

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images