Levante a bandeira branca no relacionamento

Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane orientaram casais e solteiros sobre o tema na Terapia do Amor

Imagem de capa - Levante a bandeira branca no relacionamento

Durante a terceira aula da 4ª fase do Curso da Reconstrução do Eu 2.0., o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane falaram aos presentes sobre a importância de se levantar a bandeira branca e dar uma trégua em algumas situações no casamento.

Por que é importante:

O vai e vem dos casais está tornando – cada vez mais – as relações instáveis. Mas, qual tem sido o preço disso? Pessoas frustradas saindo dos relacionamentos cheias de traumas, especialmente após o sofrimento de uma separação. O divórcio parece banalizado, mas deixa marcas difíceis de superar.

Segundo o Bispo Renato Cardoso, para que casais se acertem é preciso primeiro que cada um reconheça o seu papel no relacionamento, que olhe para si mesmo e reconheça seus erros e os conserte.

Bandeira branca:

“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, e eis uma trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mateus 7.3-5)

  • “Marido e mulher brigam basicamente porque querem melhorar um ao outro e, normalmente, os cônjuges fazem isso da pior maneira. Um deixa o outro irritado, ou faz ele (a) se sentir inadequada (o), não suficiente. Sempre insistimos em querer mudar quem a gente não pode mudar.
  • O primeiro passo para o casal se acertar é a trégua, é levantar a bandeira branca. Se você, realmente, quer a paz, então pare de atacar, isto é um gesto de confiança que o casal dá um para o outro, porque enquanto você está atacando, você está provocando ataques também. Tire primeiro a trave dos seus olhos.
O que Cristiane orientou:

“Quando você foca nos seus erros, então, você para de olhar os erros do outro; é aí que você levanta a bandeira branca. Preste mais atenção no que você fala e faz; às vezes, uma coisinha boba que seu marido já reclamou de você. Então, muda isso, muda o que você faz de errado!”, orientou.

Foca na sua trave:

“… deixe de atacar e você também não será mais atacado. Foque na trave que está nos seus olhos, tire-a do seu caminho.. E só ai, então, você poderá ajudar o seu cônjuge”, finalizou.

Participe da Terapia do Amor

Quer aprender mais a respeito da vida a dois e obter ensinamentos valiosos como estes? Não deixe de participar do próximo encontro, que acontecerá na quinta-feira (4 de maio). Esteja conosco!

As palestras da Terapia do Amor acontecem sempre às quintas-feiras, no Templo de Salomão, e em outras localidades também. Clique aqui e encontre a Igreja mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock e Reprodução