Leia a Bíblia em 1 ano – 158º dia

Deuteronômio 11, Salmos 95 e 96 e Isaías 39

Imagem de capa - Leia a Bíblia em 1 ano – 158º dia

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” Oséias 4.6

Conhecer a Bíblia é muito importante para todos nós, especialmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas, pois Deus fala conosco por meio de Sua Palavra. O Espírito Santo nos conduz, nos orienta, e quando passamos por tribulações, Ele nos faz lembrar do que está escrito na Bíblia, de uma Palavra de Deus que nos conforte. Mas só nos lembraremos se tivermos conhecimento Dela.

Por isso, elaboramos um plano para que você leia a Bíblia em 1 ano. Se você ainda não começou, comece agora, não deixe para amanhã. Você verá o quanto isso transformará a sua vida.

Se você já está nesse propósito, acompanhe a leitura de hoje:

Deuteronômio 11

1. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.

2. E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos, que o não sabem, e não viram a instrução do Senhor vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte, e o seu braço estendido;

3. Nem tampouco os seus sinais, nem os seus feitos, que fez no meio do Egito a Faraó, rei do Egito, e a toda a sua terra;

4. Nem o que fez ao exército dos egípcios, aos seus cavalos e aos seus carros, fazendo passar sobre eles as águas do Mar Vermelho quando vos perseguiam, e como o Senhor os destruiu, até ao dia de hoje;

5. Nem o que vos fez no deserto, até que chegastes a este lugar;

6. E o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas e com as suas tendas, como também tudo o que subsistia, e lhes pertencia, no meio de todo o Israel;

7. Porquanto os vossos olhos são os que viram toda a grande obra que fez o Senhor.

8. Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir;

9. E para que prolongueis os dias na terra que o Senhor jurou dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.

10. Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.

11. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;

12. Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.

13. E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,

14. Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.

15. E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.

16. Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;

17. E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.

18. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.

19. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

20. E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;

21. Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais darlhes, como os dias dos céus sobre a terra.

22. Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao Senhor vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,

23. Também o Senhor, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.

24. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.

25. Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito.

26. Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;

27. A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;

28. Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

29. E será que, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.

30. Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?

31. Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o Senhor vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis.

32. Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.

Salmos 95

1. Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação.

2. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.

3. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.

4. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.

5. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.

6. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.

7. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,

8. Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;

9. Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.

10. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.

11. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

Salmos 96

1. Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a terra.

2. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.

3. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.

4. Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.

5. Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.

6. Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.

7. Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força.

8. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.

9. Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.

10. Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.

11. Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.

12. Alegre-se o campo com tudo o que nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,

13. Ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.

Isaías 39

1. Naquele tempo enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que tinha convalescido.

2. E Ezequias se alegrou com eles, e lhes mostrou a casa do seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores ungüentos, e toda a sua casa de armas, e tudo quanto se achava nos seus tesouros; coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.

3. Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram, e de onde vieram a ti? E disse Ezequias: De uma terra remota vieram a mim, de Babilônia.

4. E disse ele: Que foi que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar.

5. Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos Exércitos:

6. Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor.

7. E até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei de Babilônia.

8. Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: Pois haverá paz e verdade em meus dias.

O que você aprendeu com a leitura de hoje? Deixe o seu comentário.

E não desanime. Continue firme para ler a Bíblia em 1 ano, aqui no Universal.org.

imagem do author
Colaborador

Da Redação