Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Jovem se arrepende de tatuagem no pescoço e mostra no TikTok
O que leva as pessoas a marcar o corpo? Veja os riscos
Uma jovem se arrependeu profundamente de uma tatuagem feita no pescoço. Caso viralizou, após ela publicar em uma rede social.
O que aconteceu:
A mulher divulgou um vídeo no TikTok desesperada com o resultado da tatuagem feita em seu pescoço. Na gravação ela explica que já havia pintado o local diversas vezes antes de decidir pelo desenho permanente, sempre seguindo uma linha abaixo da mandíbula.
No entanto, a tatuadora aplicou a tinta permanente acima do que ela havia pedido, fazendo com que a tatuagem chegasse até seu rosto.
“Provavelmente ninguém notaria além de mim, mas alterou ligeiramente o formato do meu rosto. Eu sinto que meu rosto está se confundindo com o meu pescoço, não sou mais eu”, mostrou contendo as lágrimas.
Riscos para a saúde:
Qualquer procedimento que altera o organismo tem um risco e com a tatuagem não é diferente. Há alguns anos, um estudo divulgado pela Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) revelou que substâncias tóxicas presentes nas tintas utilizadas em tatuagens podem provocar câncer, além de reações alérgicas.
Em seu site, a ECHA publicou: “As preocupações mais graves são sobre as alergias causadas por substâncias nas tintas e possíveis efeitos tóxicos cancerígenos, mutagênicos ou reprodutivos”.
Ao site Stylee.Mic, o cirurgião dermatológico Joel Schlessinger afirmou: “há riscos envolvidos em qualquer tatuagem, independentemente da tinta ou do método usados”.
Ao The Atlantic, uma virologista da UC Riverside, chamada Juliet Morrison, explicou que a pele faz parte do sistema imunológico, com células que ajudam na proteção do corpo. Assim, quando é feita uma tatuagem, o corpo trata aquilo como uma agressão. Ele, constantemente, procura destruir a tatuagem. Desse modo, não é estranho que o corpo reaja dessa maneira? Se a tatuagem fosse boa para o nosso organismo, o sistema imunológico não a trataria diferente? Mas parece que o nosso corpo rejeita veemente a tatuagem.
Escolhas e consequências:
O ser humano tem a liberdade para fazer o que quiser, mas deve saber que as consequências destas atitudes são inevitáveis. Algumas, como no caso acima, são para o resto da vida.
No final do vídeo, a jovem arrependida diz que precisará aceitar a situação se não encontrar nenhuma alternativa. “Este é meu novo rosto. E eu preciso agir com confiança. Estou trabalhando nisso”, lamenta. Mas ela está longe de ser a única que se arrepende de marcas realizadas em seu corpo.
História de vida:
O empresário Alex Navarra, de 39 anos, por muito tempo marcou o corpo com desenhos grandes, tenebrosos e chocantes.
“Eu fazia para chamar atenção, assustar. Na verdade eu não gostava de tatuagens, mas tinha muito ódio e revolta dentro de mim por causa dos problemas familiares que enfrentei desde a infância, complexos e carências. Então, entrei em gangues, vivia uma vida de violência e exteriorizava isso por meio de brigas e tatuagens”, fala.
O ápice foi quando ele tatuou um demônio na cabeça, já que estava com câncer, sem expectativa alguma de vida. “O médico decretou minha sentença de morte: leucemia. Então eu comecei a fazer várias loucuras. Além dessa tatuagem, fiz uma lista de pessoas que queria matar antes de morrer”, lembra.
Mas a misericórdia de Deus o alcançou e, por meio do convite de uma ex-namorada, ele aceitou participar de uma reunião de cura no Templo de Salomão. Ele só não esperava que Deus faria muito mais do que curá-lo da leucemia.