Tatuagens que causaram dores insuportáveis e até cegueira temporária

Saiba como a tatuagem pode influenciar na sua saúde

Imagem de capa - Tatuagens que causaram dores insuportáveis e até cegueira temporária

Amber Luke (foto abaixo) tem apenas 23 anos e mais de 50 tatuagens. Apesar de ser uma jovem saudável, ela quase ficou cega quando tatuou os olhos. O objetivo da moça era pintar toda a esclerótica (parte branca) dos dois olhos de azul. Ela conseguiu, mas correu o risco de ficar cega e durante muito tempo não sabia se recuperaria a visão perfeita.

“Durante 40 minutos após a tatuagem doeu muito”, contou a jovem ao jornal britânico The Sun. “O procedimento me deixou incapaz de enxergar bem por três semanas”.

Ela não foi a primeira pessoa a sofrer com as consequências de uma tatuagem. No mundo inteiro milhares de tatuados já tiveram problemas com reações alérgicas, inflamações, infecções, doenças transmitidas pelo sangue e tantos outros transtornos.

É por isso que o Doutor William Wilson, responsável pelo departamento de pesquisas da Universidade de Glásgua (Escócia), sugere que, antes de realizar qualquer procedimento que machuque a pele, como tatuagem ou aplicação de piercing, é necessário consultar um médico.

Wilson inclusive publicou um estudo realizado com uma paciente que sofria de uma dor “misteriosa”. Aparentemente ela não tinha alergias ou infecções, mas sofria com dores tão fortes que a impediam de dormir.

Após dez meses se consultando com diversos médicos, encontrou o Dr. Wilson. Observando o histórico da moça ele percebeu que as dores começaram pouco após ela fazer uma tatuagem em sua perna. Com muitos exames feitos o médico chegou à conclusão de que realizar a tatuagem desencadeou uma inflamação nas fibras musculares da escocesa. Levou três anos para que o tratamento a livrasse completamente da dor.

“Para alguns médicos falar sobre tatuagem vai parecer estranho, mas eles devem pensar em tatuagens quando as pessoas apresentam sintomas incomuns e que não são obviamente explicáveis”, afirmou Wilson ao jornal americano Time. “Os médicos precisam considerar que a tatuagem pode ser um fator de risco”.

Por que pode causar problemas?

Para entender por que a tatuagem acarreta tantos males, primeiro é necessário saber o que ela realmente é.

A pele humana é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, sendo a primeira mais superficial e a última mais profunda. A tatuagem é a aplicação de tinta na segunda camada de pele, a derme. Para isso ser feito a agulha perfura a epiderme.

Cada picada da agulha é uma nova ferida aberta. Ao perceber o machucado, o organismo reage iniciando um processo inflamatório. Ou seja: envia células do sistema imunológico para o local da ferida e essas células “comem” a tinta na tentativa de limpar a inflamação causada pela aplicação do produto.

O que sobra acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.

Em resumo: para a tatuagem funcionar o corpo precisa ser machucado e, muitas vezes, o processo de cicatrização e recuperação não é o esperado. Como a pintura é feita na derme, a possibilidade de machucar nervos e vasos sanguíneos também é grande.

Fora todas as questões espirituais e psicológicas, a saúde também é um dos fatores que podem fazer com que o tatuado se arrependa.

Ainda está em dúvida sobre o assunto? Clique aqui e conheça a origem da tatuagem.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: iStock e reprodução Instagram @amber_luke