Jovem é internado após tentar fazer uma rinoplastia em casa

Ele assistiu a vídeos na internet sobre o procedimento "caseiro". Caso alerta novamente os pais sobre o uso da internet pelos mais jovens

Um jovem de São Paulo, após tentar fazer uma rinoplastia sozinho, em sua casa, foi hospitalizado. Ele assistiu a vídeos na internet sobre o procedimento “caseiro” e teria usado materiais como anestésico de uso veterinário, fio de sutura absorvível e supercola.

O caso acende, novamente, um alerta aos pais e responsáveis sobre o uso da internet pelos jovens. E o tipo de influência que muitos deles recebem ao navegar pelas redes sociais e plataformas de vídeos, com riscos até mesmo à própria saúde.

Entenda o caso:

  • O rapaz, residente da zona sul paulista, tentou fazer o procedimento para afinar o nariz depois de assistir a vídeos de tutoriais sobre o procedimento de rinoplastia “caseira” na internet.
  • Segundo o cirurgião plástico Thomas Benson, para quem não tem experiência em cirurgia, tentar fazer alguma coisa que envolva grande complexidade é algo “programado para não dar certo” e traz risco de vida.
  • “Pode necrosar o nariz, desfigurar, ou até trazer consequências mais graves. Uma infecção que se agrave pode até trazer riscos de vida”.
  • Após os ferimentos serem tratados, o jovem teve alta. Contudo, por conta do trauma, ele precisará ser acompanhado por um psicólogo.

Assista à matéria completa exibida no programa “Balanço Geral”:

Atender e ajudar crianças e adolescentes:

  • Na fase da adolescência, principalmente, os jovens gostam de tomar decisões sozinhos para mostrar independência. Especialmente, quando não se sentem confortáveis com algum aspecto da aparência física. Mas, é aí que correm o risco de fazer uma má escolha e podem se prejudicar.

LEIA MAIS: 10 atitudes de um adolescente de Deus na internet

  • Por isso, os pais devem estar muito atentos a tudo o que crianças e adolescentes assistem e compartilham nas redes sociais. Uma vez que os filhos são mais imaturos e têm pouca percepção do perigo, cabe aos pais exercerem o papel de orientadores.

LEIA MAIS: Estudo mostra jovens da ‘Geração Z’ hiperconectados, mas solitários

Os grupos Força Teen Universal (FTU) e Força Jovem Universal (FJU) também estão disponíveis para atender e ajudar crianças e adolescentes.

Clique aqui e encontre o endereço de um templo da Universal mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock