10 atitudes de um adolescente de Deus na internet

O maior cuidado que os jovens devem ter hoje em relação ao uso da internet e, especialmente, das redes sociais é com a superexposição. Saiba mais

Imagem de capa - 10 atitudes de um adolescente de Deus na internet

A internet faz parte do nosso dia a dia. Seja para trabalhar ou estudar, se comunicar com quem está distante, para edificar a fé ao fazer uma leitura da Bíblia online ou ao assistir a uma transmissão da igreja ao vivo, entre tantas outras facilidades.

Mas ela também trouxe o seu lado ruim.  Graças à internet, surgiram as redes sociais, e com elas um problema conhecido como “babá digital”. “Muitas vezes, o filho está ausente, distante, isolado. Contudo, na rede social, ele está navegando pelo mundo afora. Portanto, o papel dos pais não é só controlar a rede social, mas fazer parte do círculo social do filho. Para que este não seja carente ao extremo de ficar pelas mídias sociais procurando atenção”, comentou o Pastor Walber Barboza, responsável pelo trabalho do grupo Força Teen Universal (FTU).

Cuidado com a superexposição

Ainda de acordo com o Pastor Walber, o maior cuidado que os jovens devem ter hoje em relação ao uso da internet e, especialmente, das redes sociais é com a superexposição.

“Hoje, quase se torna uma obrigação ser popular, famoso, ter que agradar todo mundo. E, como o jovem está superexposto, aí, vem as críticas e as comparações. E, ele não se encontra preparado para lidar com as frustrações, e nem com os haters. Então, a nossa maior preocupação é a proteção da mente do adolescente. Porque ele acaba muito encantado com o ter relevância e acaba acreditando que para ser alguém tem que ser famoso”, disse.

Dicas para orientar os jovens

Pensando nisso, o FTU preparou 10 dicas para orientar os jovens no uso da internet.

“O trabalho do FTU, acima de tudo, é construir um ‘eu’ mais forte, uma estrutura emocional, social, familiar e espiritual. Fazer esse jovem ter consciência. A vida digital é parte já da rotina de todo mundo. Então, a nossa orientação aos mais jovens é que a vida vai muito além do virtual. A construção do vínculo deles com Deus demanda oração, leitura da Bíblia, ir à igreja, obediência à Palavra; sobretudo que eles tenham uma vida real. Então, a gente trabalha para que eles não sejam dependentes das redes sociais”, explicou o Pastor Walber.

Acompanhe as dicas abaixo:

Conheça mais sobre o grupo Força Teen Universal (FTU), clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e reprodução