Idosos conseguem renda extra com curso oferecido por programa social

No Brasil, 33,9% de pessoas com mais de 60 anos que já estão aposentados continuam trabalhando

Imagem de capa - Idosos conseguem renda extra com curso oferecido por programa social

Idosos de Minas Gerais estão saindo da ociosidade e aprendendo uma nova profissão. Os cursos de cabeleireiro e barbeiro são oferecidos gratuitamente pelo programa social Calebe – grupo que promove atividades para a terceira idade.

Maria Moreira da Costa, de 71 anos, foi uma das alunas dos cursos. Toda segunda-feira, ela dedica parte do seu tempo para retribuir o que aprendeu, cortando o cabelo em ações socais e em asilos.

“A gente tem aquele espírito de jovem dentro da gente. Quando eu entrei no Calebe, me senti útil e pude ver que ainda tinha muita coisa que podia fazer”, explicou Maria.

Mas o sonho dela não para por aí. Até o final do ano, Maria pretende abrir uma barbearia e ter a sua própria clientela.

“As minhas duas filhas casaram e eu fiquei sozinha. Então eu achei por bem montar uma barbearia na minha casa e ter uma renda extra”, concluiu.

No Brasil, 33,9% dos idosos que já estão aposentados continuam trabalhando. Do total, 17% são de trabalhadores autônomos, 10% fazem bicos, 2,1% representam trabalhadores liberais e 1,7% funcionários da iniciativa privada. Os dados são de uma pesquisa realizada em 2016, nas capitais brasileiras, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com pessoas acima de 60 anos.

Para participar

Os interessados podem procurar a sede do Calebe em Belo Horizonte, na Avenida Olegário Maciel, 1206, no bairro de Lourdes.

A duração do curso é de 6 meses e os alunos aprendem a fazer cortes feminino e masculino, colorimetria, escova e barba.

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, pelo Bispo Renato Cardoso e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em cerca de 70 países.

O Calebe promove interação social, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico. São realizadas também palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita.

Em 2017, foram beneficiados quase 2 milhões de brasileiros.

imagem do author
Colaborador

UNIcom