Homem cabeça-dura

O que você tem a perder sendo assim?

Imagem de capa - Homem cabeça-dura

Você deve conhecer algum homem cujos pensamentos, escolhas e decisões não dão abertura para questionamentos. É o tipo de cara que se fecha nas próprias ideias. Ele tem dificuldade de escutar ou aceitar as opiniões que se diferenciem das dele e jamais considera o ponto de vista dos outros. Ou seja, ignora totalmente qualquer conselho ou conhecimento que os amigos, colegas, familiares ou a esposa tentam lhe dar ou passar. Ele mantém essa conduta mesmo quando percebe que agiu de forma errada e se enganou. Nunca dá o braço a torcer porque considera que isso seria admitir uma falha. E você sabe: homens não erram, não é?

Inflexível
Por mais que existam advertências das pessoas mais próximas sobre como esse modo de ser e agir pode lhe trazer problemas, ele insiste em fazer tudo dessa mesma velha forma. Esse homem é o famoso cabeça-dura. Esse cara inflexível pode ser na verdade alguém que é muito inseguro e tem medo do julgamento das outras pessoas. Pode ser que em alguma fase da sua criação ele tenha sofrido com muitas cobranças e exigências ou até com punições dolorosas se não cumprisse as regras. Agora se tornou duro consigo e com os outros e essa conduta pode se refletir em várias áreas da sua vida.

Turrão
O cabeça-dura certamente tem conflitos em sua relação amorosa. Isso porque sua rigidez dificulta ter visão para entender sua parceira com empatia. O efeito imediato disso é uma comunicação complicada, pois o turrão costuma falar e não escutar ou, pior, apenas escutar e não dizer nada quando a parceira tenta conversar. Mas a relação a dois não é um monólogo. A consequência é que a pessoa que tenta se comunicar se sinta desvalorizada e desrespeitada e o afastamento pode ser inevitável.

Pesado
O cabeça-dura também tem dificuldade em lidar com os problemas de forma mais leve e flexível, principalmente quando a resolução deles passa pelo reconhecimento do próprio comportamento inadequado. Tudo na vida dele se torna pesado, o que gera uma resistência para que ele realize mudanças importantes na sua vida. Sem perceber, ele pode até acabar perdendo oportunidades profissionais porque sua rigidez acaba demonstrando arrogância e dificuldade para trabalhar em equipe. O cabeça-dura é também aquele que fica parado no tempo, pois não se atualiza. Ele é resistente a novas perspectivas. Dessa forma, perde a oportunidade de aprender, de trocar experiências e não amplia nem sua visão de mundo nem de si mesmo.

Transformação
Mas é preciso mudar. O cabeça-dura precisa entender que os homens erram sim e que admitir o erro e buscar a solução são grandes passos para o amadurecimento e o crescimento pessoal. Comece tratando melhor as pessoas à sua volta. É claro que só ser gentil com os outros ou com a esposa não vai resolver o problema. Não somos perfeitos. Na verdade, estamos em transformação constante, mas, para progredir, precisamos abrir, com humildade, as portas para novas reflexões e pontos de vista. Creio que você já entendeu que quem é rígido ou cabeça-dura tem muito a perder sendo assim, não é mesmo?

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Gettyimages