Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 14 de julho de 2019 - 00:05


Homem cabeça-dura

O que você tem a perder sendo assim?

Você deve conhecer algum homem cujos pensamentos, escolhas e decisões não dão abertura para questionamentos. É o tipo de cara que se fecha nas próprias ideias. Ele tem dificuldade de escutar ou aceitar as opiniões que se diferenciem das dele e jamais considera o ponto de vista dos outros. Ou seja, ignora totalmente qualquer conselho ou conhecimento que os amigos, colegas, familiares ou a esposa tentam lhe dar ou passar. Ele mantém essa conduta mesmo quando percebe que agiu de forma errada e se enganou. Nunca dá o braço a torcer porque considera que isso seria admitir uma falha. E você sabe: homens não erram, não é?

Inflexível
Por mais que existam advertências das pessoas mais próximas sobre como esse modo de ser e agir pode lhe trazer problemas, ele insiste em fazer tudo dessa mesma velha forma. Esse homem é o famoso cabeça-dura. Esse cara inflexível pode ser na verdade alguém que é muito inseguro e tem medo do julgamento das outras pessoas. Pode ser que em alguma fase da sua criação ele tenha sofrido com muitas cobranças e exigências ou até com punições dolorosas se não cumprisse as regras. Agora se tornou duro consigo e com os outros e essa conduta pode se refletir em várias áreas da sua vida.

Turrão
O cabeça-dura certamente tem conflitos em sua relação amorosa. Isso porque sua rigidez dificulta ter visão para entender sua parceira com empatia. O efeito imediato disso é uma comunicação complicada, pois o turrão costuma falar e não escutar ou, pior, apenas escutar e não dizer nada quando a parceira tenta conversar. Mas a relação a dois não é um monólogo. A consequência é que a pessoa que tenta se comunicar se sinta desvalorizada e desrespeitada e o afastamento pode ser inevitável.

Pesado
O cabeça-dura também tem dificuldade em lidar com os problemas de forma mais leve e flexível, principalmente quando a resolução deles passa pelo reconhecimento do próprio comportamento inadequado. Tudo na vida dele se torna pesado, o que gera uma resistência para que ele realize mudanças importantes na sua vida. Sem perceber, ele pode até acabar perdendo oportunidades profissionais porque sua rigidez acaba demonstrando arrogância e dificuldade para trabalhar em equipe. O cabeça-dura é também aquele que fica parado no tempo, pois não se atualiza. Ele é resistente a novas perspectivas. Dessa forma, perde a oportunidade de aprender, de trocar experiências e não amplia nem sua visão de mundo nem de si mesmo.

Transformação
Mas é preciso mudar. O cabeça-dura precisa entender que os homens erram sim e que admitir o erro e buscar a solução são grandes passos para o amadurecimento e o crescimento pessoal. Comece tratando melhor as pessoas à sua volta. É claro que só ser gentil com os outros ou com a esposa não vai resolver o problema. Não somos perfeitos. Na verdade, estamos em transformação constante, mas, para progredir, precisamos abrir, com humildade, as portas para novas reflexões e pontos de vista. Creio que você já entendeu que quem é rígido ou cabeça-dura tem muito a perder sendo assim, não é mesmo?


  • Eduardo Prestes / Fotos: Gettyimages 


reportar erro