Home office amplia as fronteiras do mercado para profissionais

Entenda esse modelo de contratação e saiba como se preparar para oportunidades em qualquer lugar do mundo

Imagem de capa - Home office amplia as fronteiras do mercado para profissionais

A pandemia ajudou a mudar as formas convencionais de contratação de profissionais e a ampliar o teletrabalho. Com a possibilidade de trabalhar a distância, muitos trabalhadores já não precisam mais ficar restritos à cidade onde moram na hora de buscar uma nova colocação. Hoje é possível viver em São Paulo e trabalhar para uma empresa dos Estados Unidos, por exemplo. Além disso, as contratações remotas facilitam a vida de muitos profissionais, que agora não precisam nem sair de casa para participar de processos seletivos.

O trabalho remoto é ainda uma chance de recolocação no mercado de trabalho, considerando que o número de desempregados no Brasil bateu a marca de 14 milhões em 2020, segundo dados da Pesquisa Nacional por

Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consultor de negócios internacionais Daniel Toledo, que trabalha e mora nos Estados Unidos, explica o crescimento do trabalho remoto: “os últimos meses foram intensos em alguns setores, por causa da pandemia, e isso acelerou os processos de transformação digital nas empresas no mundo todo, que se viram obrigadas a implantar o modelo de trabalho remoto para continuar com seus negócios. Depois de mais de um ano trabalhando nesse formato e com resultados vantajosos, muitas empresas permanecerão nesse modelo”.

Toledo diz que antes da pandemia muitas empresas norte-americanas já contratavam funcionários no exterior em busca de custos mais baixos, a exemplo de empresas de call center (central de atendimento), que empregavam atendentes indianos. “Na Índia, os salários são mais baixos, o custo de vida é menor e as estruturas possuem baixo custo de manutenção. Muitas empresas começaram a fazer o mesmo”, detalha.

Toledo relata que, com o retorno das atividades comerciais, as empresas seguirão contratando estrangeiros. “Isso tem impactado bastante o mercado e vai impactar ainda mais no futuro porque essas empresas não vão recontratar funcionários caros, mas buscar a opção mais barata em outros países, fato que pode ser uma boa alternativa para o contratado, inclusive brasileiros que buscam uma oportunidade”, completa. Entre as áreas que mais contratam para trabalho remoto estão as de tecnologia, engenharia, telemarketing e desenvolvimento de sites e peças publicitárias.

Pagamento em dólar
Muitos brasileiros estão trabalhando de casa, remotamente, para empresas sediadas nos Estados Unidos e em outros países. Além da valorização do currículo, a principal vantagem é receber em uma moeda mais valorizada do que o real, como o dólar ou a libra. Os trabalhadores brasileiros, geralmente, são contratados como PJ (pessoa jurídica) e ficam responsáveis por pagar os impostos sobre seus rendimentos. “Nesses casos, entretanto, você vai precisar contratar algum tipo de serviço de remessa internacional de dinheiro para poder receber seus pagamentos, que não vão custar tanto para a empresa contratante quanto um profissional do país, mas que vai valer muito para você”, alerta.

Toledo conta ainda que o trabalhador contratado por uma empresa internacional segue o regime de trabalho do país que o contrata e não as leis do Brasil. Ele alerta que é preciso seguir a cultura organizacional, que são as regras e normas da empresa. “Se você está no Brasil, por exemplo, mas presta serviços para uma empresa espanhola ou portuguesa, é preciso seguir os horários de trabalho da empresa que está na Europa, como os de atendimento, telemarketing e tudo mais. Então, o fuso horário será sempre o da empresa para a qual a pessoa está prestando serviço.”

Seja no Brasil, seja em qualquer lugar do mundo, o segredo para ser bem-sucedido é ter a direção de Deus por meio de uma parceria firmada em uma Aliança com Ele. Por isso, se você ainda não desfruta dessa parceria, compareça ao Congresso para o Sucesso, realizado às segundas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo, e na Universal mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images