Faraó dos bitcoins permanece preso

STJ nega liberdade a suspeito de fraude em criptomoedas

Imagem de capa - Faraó dos bitcoins permanece preso

Os advogados de defesa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como ‘Faraó dos bitcoins’, ainda tentam ter a liberdade do suspeito de operar um esquema milionário de pirâmide financeira. O último pedido, feito em 13/09, foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ex-garçom é acusado de cometer crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de capitais e participação em grupo criminoso. Por meio de investimento em criptomoedas, ele prometia lucros de 10% ao mês. Mas, na verdade, os valores eram pagos através da entrada de capital de outras pessoas atraídas pela proposta de investimento, formando uma grande pirâmide financeira.

Leia mais: Operação Kryptos: mais uma fraude financeira envolvendo bitcoins é apurada

A decisão que o manteve preso coube ao desembargador Jesuíno Rissato que apontou indícios de movimentações financeiras atípicas que chegariam a bilhões de reais, valores que estariam sendo remetidos ao exterior – uma possível forma de ocultar o patrimônio investigado. Além disso, o juiz também considerou o potencial risco de fuga dos investigados e a possibilidade de lesão irreversível aos investidores

Em todos os momentos a Universal colaborou com as investigações. Além disso, há quase dois anos, vem alertando seus membros para os golpes embutidos em supostos investimentos em criptomoedas.

Confira também a reportagem do Jornal da Record sobre o tema, no vídeo abaixo:

 

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock - Reprodução