Operação Kryptos: mais uma fraude financeira envolvendo bitcoins é apurada

Proprietário da GAS Consultaria Biticoin foi preso preventivamente no Rio. Saiba mais

Imagem de capa - Operação Kryptos: mais uma fraude financeira envolvendo bitcoins é apurada

A Operação Kryptos – ação conjunta da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal – prendeu Glaidson Acácio dos Santos (foto abaixo), no dia 25 de agosto.

A suspeita é de que a empresa GAS Consultoria Bitcoin, da qual Glaidson é proprietário, seja um esquema de pirâmide financeira. A “empresa” estava sendo investigada havia dois anos.

Para os “investidores”, era apresentada uma promessa de lucro de 10% ao mês. Entretanto, na verdade, os aportes recebidos desses “clientes” não eram realizados.

Glaidson estava na zona oeste do Rio de Janeiro, no momento da ação policial. No local, foram apreendidas notas de reais, dólares e euros. Além disso, havia também barras de ouro.

Um alerta

Recentemente, o número de esquemas envolvendo o dinheiro de terceiros em promessas de lucros fáceis e rápidos têm aumentado vertiginosamente.

Geralmente, os golpistas conseguem passar credibilidade mostrando relatórios, gráficos e histórias que saltam aos olhos daqueles que estão propensos às facilidades.

Contudo, no Brasil, há instituições que regulamentam e fiscalizam os investimentos “sérios” como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central (Bacen).

O que é necessário compreender sobre isso?

O problema é que tudo isso começa na ganância das pessoas que dão ouvidos para essas fraudes. Elas estão tão cegas por sua cobiça ou avareza que nem sequer se dão conta de que aquilo é só de aparência. Elas querem enriquecer a qualquer custo. Entenda que o dinheiro não aparece como mágica, ele simplesmente é transferido de mãos. Ou seja, se alguém está ganhando; outro está perdendo.

A Palavra de Deus esclarece que não é possível prosperar de maneira justa sem um trabalho honesto: “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.” Salmos 128:2

Em outras palavras, a prosperidade é resultado do trabalho da pessoa. Uma dose de ambição – querer fazer o seu trabalho de um jeito melhor, dedicando-se, eforçando-se, planejando, realizando estratégias – é algo benéfico.

Já no caso das fraudes, por exemplo, a pessoa ganha por meio da injustiça, do engano, do prejuízo às outras pessoas.

Por fim, medite sobre esta passagem: “Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal! Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.” Habacuque 2:9-10

Portanto, tenha isso em mente caso alguma proposta de “negócio fácil” apareça em seu caminho.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: iStock, Reprodução R7