Evento para mulheres vítimas de violência oferece tarde de cuidados

No "Dia da Reconstrução", mulheres cuidaram da beleza interior e física

Imagem de capa - Evento para mulheres vítimas de violência oferece tarde de cuidados

A cada minuto, 25 mulheres são vítimas de violência verbal, psicológica, física e/ou sexual no Brasil. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). De acordo com os dados, no último ano, 15% das brasileiras com 16 anos ou mais relataram ter experimentado algum tipo de violência por parte de parentes ou companheiro/ex-companheiro íntimo durante a pandemia. O equivalente chega a 13,4 milhões de brasileiras.

Na luta contra este tipo de crime e para conscientização da população, foi instituído o Agosto Lilás. Aproveitando o tema, o Movimento Sócio Abrigo (MSA) realizou, no último dia 15 de agosto, ações de apoio em casas de acolhimento para mulheres. As voluntárias ofereceram um café da tarde com atendimento psicológico e serviços de beleza, como corte de cabelo, design de sobrancelha, manicure, maquiagem, entre outros.

“Mesmo com o histórico de traumas e destruição, o programa social acredita que existe a oportunidade de um recomeço, uma reconstrução para essas mulheres e para isso foi dedicado este evento”, comenta o Pastor Ulisses Gomes, responsável pelo programa social.

As ações aconteceram em 15 estados e no Distrito Federal e mais de 2 mil mulheres foram beneficiadas.

Acolhimento e valorização

O momento também contou com palestras para auxiliar na autoestima e valorização da mulher, o que fez toda a diferença. “Às vezes, nos sentimos tão excluídas e é muito bom ter uma palavra de autoestima. Foi tudo muito gostoso, saio daqui mais leve, pois ouvi uma palavra de carinho. Foi um momento especial”, disse Ane, que participou do evento na zona sul de São Paulo.

Andreia Dantas, funcionária da casa de acolhimento Mães de Coração, também esteve presente e comentou a importância desse tipo de evento na vida destas mulheres.

“Esse evento foi diferenciado, pois não tratamos só a parte emocional, mas também da aparência que as ajuda a se sentirem mais bonitas. É um dia em que elas se sentem respeitadas, merecidas, algo muito importante”, afirmou.

Movimento Sócio Abrigo

O MSA Mulheres é um novo projeto do programa social, que visa prestar assistência às mulheres vítimas de violência doméstica em abrigos e centros de atendimento. Desde dezembro de 2020, o projeto está sendo desenvolvido e divulgado nas instituições, mas foi em março deste ano que as ações começaram a ser realizadas. O projeto começou em São Paulo e no Distrito Federal, e agora tem abrangência nacional.

Resgatando valores, levando orientações necessárias para vítimas de violência e apoio emocional, o projeto tem como principal objetivo, o apoio e orientação às vítimas que, muitas vezes, sofrem caladas por medo de retaliações ainda maiores. As voluntárias são preparadas para dar apoio emocional, tanto para um grupo, quanto de forma individual, por meio de atendimentos e palestras. Autovalorização, conhecimento e confiança são pontos extremamente importantes para que mulheres vítimas de violência encontrem a saída para seu problema.

Você pode entrar em contato com o projeto MSA Mulheres pelo WhatsApp (11) 98484-4938. Além disso, clique aqui e conheça mais sobre o grupo Universal Socioeducativo Brasil.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas