Evento nacional leva serviços gratuitos a 13 mil caminhoneiros

Os motoristas enfrentam rotina de estresse, acidentes e solidão

Imagem de capa - Evento nacional leva serviços gratuitos a 13 mil caminhoneiros

O programa social Guardiões da Estrada ofereceu, no início de fevereiro, serviços gratuitos nas áreas de saúde e atendimento jurídico, simultaneamente, a 13 mil caminhoneiros em 520 municípios brasileiros. O objetivo da iniciativa foi ajudar esses profissionais a enfrentarem a pressão do dia a dia de trabalho nas rodovias.

Segundo um levantamento do Ministério do Trabalho e Previdência, a ocupação que mais registrou morte de trabalhadores formais em 2021 foi a de motorista de caminhão, com 5.960 óbitos.

Para o responsável pelo Grupo Guardiões da Estrada no Brasil, Bispo Leandro Zangarini, as condições de rodagem e os baixos valores pagos pelos fretes são apenas alguns desafios de milhares de caminhoneiros no País: “muitos passam a maior parte de suas vidas no trânsito, longe de casa e de suas famílias por longos períodos. Além disso, em razão da rotina de trabalho, muitos caminhoneiros não conseguem ter tempo para cuidar de si mesmos”.

O Bispo disse ainda que, por meio “dessa ação social, conseguimos atender às necessidades imediatas dos caminhoneiros e trazer um pouco de alívio e motivação para que continuem sua jornada”.

O evento contou com a participação de cerca de 6,2 mil voluntários em todo o Brasil e ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, nutricionista, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e atendimento jurídico. Também houve distribuição de cestas básicas, de refeições e de kits de higiene.

Uma das voluntárias foi Daniele Eloy Pedro, de 40 anos. Para ela, é muito gratificante fazer parte deste programa, pois ele “leva uma palavra de ânimo e conforto num momento em que as preocupações e a solidão são as únicas companhias deles. Por meio desse trabalho social materializamos nossa consideração por essa classe trabalhadora tão digna e essencial para o nosso país”.

A atuação dos Guardiões da Estrada começou em setembro de 2018 e, em 2021, seus 9.060 voluntários ajudaram 147.863 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Foto: cedida