Entrelinhas: Diálogo em um relacionamento

Tema foi abordado no programa que foi ao ar na noite de domingo, 25 de fevereiro

Imagem de capa - Entrelinhas: Diálogo em um relacionamento

No programa Entrelinhas do dia 25 de fevereiro, os Bispos Renato Cardoso, Adilson Silva e Marcio Carotti, e suas respectivas esposas Cristiane Cardoso, Rosana Silva e Daniella Carotti, falaram sobre o tema “Diálogo em um relacionamento”. E também sobre as implicações da falta de conversa, uma vez que é uma ferramenta fundamental na construção de pontes entre diferentes pontos de vista e na busca por entendimento mútuo.

O que disseram:

O grande dilema de muitos casais, hoje em dia, é justamente entender como duas pessoas que se amam têm dificuldade de conversar. A falta de diálogo, as brigas, o silêncio e o descaso interferem na comunicação do dia a dia de um casal, levando ao distanciamento ou até mesmo ao rompimento.

  • “Conversar é uma forma de verbalizar aquilo que se pensa e sente. E quando a gente fala daquilo que sente, então, começa a tocar num ponto que atrapalha. Porque o ser humano, em termos de emoções, tem altos e baixos, e quando entra o sentimento fica difícil (…) é justamente quando a emoção entra que a boca erra”, comentou o Bispo Adilson.
  • “O que vejo é que preguiça é uma das razões (…) Porque você tem que realmente sentar, e ouvir e falar, e ter aquele momento para vocês se comunicarem. E, hoje, como tem muita coisa acontecendo, e o celular ali a todo momento chamando atenção, você prefere muitas vezes deixar para depois. Nesse ínterim, vai passando o tempo, e quando se tem um tempo para falar, aí já passou muito”, observou Cristiane.
  • “As pessoas não têm estrutura, às vezes, para ouvir a outra que tem um pensamento diferente. No casamento, mesmo a pessoa que você ama, ela vai pensar diferente de você (…) Até a gente entender e aprender a se comunicar, muitos anos podem se passar, muitas feridas, muitas lágrimas, muitas palavras mal colocadas. E muitos casais não conseguem se recuperar do buraco que cavaram para eles mesmos”, pontuou o Bispo Renato.

Quem ama tira tempo para o amor:

Em seguida, os casais também contaram quais foram os conflitos que enfrentaram em seus relacionamentos.

E, logo depois, Bispo Renato e Cristiane destacaram a edição deste ano do evento “The Love Walk – A Caminhada do Amor”, com o tema “Quem ama tira tempo para o amor”.

  • “A Caminhada do Amor é para que o casal aprenda a conversar sem atacar. Para se aprofundar mais em situações que ficam por baixo dos panos do dia a dia, enquanto as coisas que, às vezes, estão dirigindo comportamentos e sentimentos não são tratadas e resolvidas, mas estão ditando o que está acontecendo (…) as dificuldades são comuns a qualquer casal, mas quando vocês se empenham, podem aprender”, concluiu.

Eles receberam, ainda, o casal Marcos e Roberta Sanches que contaram sobre a experiência deles em 2022 no evento e como isso os ajudou no relacionamento. Ambos vinham de trajetórias pessoais semelhantes, carregando uma bagagem emocional dos pais. Eles “praticavam” o silêncio dentro de casa, anulando um ao outro com a falta de diálogo. Chegavam a ficar dias sem se comunicar, fechados cada um no “seu mundinho”.

Assista ao programa na íntegra e conheça mais sobre esta história:

Participe do evento “The Love Walk – A Caminhada do Amor”:

A falta de diálogo num relacionamento é um sintoma e não uma sentença.

Por isso, participe do evento “The Love Walk – A Caminhada do Amor”, que foi criado para oferecer ferramentas e orientações, para promover o diálogo, e ajudar casais, e também solteiros, a se conhecerem melhor.

A edição de 2024, com o tema “Quem ama tira tempo para o amor”, acontece em diversas localidades do Brasil e do mundo. Em São Paulo, o encontro será no Parque Villa-Lobos, dia 20 de abril, às 9h30.

Clique aqui e saiba mais informações sobre como adquirir o seu kit e participar!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Reprodução