“Entrelinhas” aborda o tema religiosidade e preconceito

Débora nutria uma revolta contra a Universal. Assista ao programa e entenda

Imagem de capa - “Entrelinhas” aborda o tema religiosidade e preconceito

As fake news disseminadas por meio, principalmente, da internet nutrem o ódio nas pessoas incautas. Mas, esse não é um problema pontual. Há tempos as notícias falsas existem e repercutem entre grupos religiosos. Assim como aconteceu com Débora Deodato, entrevistada do programa “Entrelinhas”, sobre o tema religiosidade e preconceito, exibido pelo Univer Vídeo.

Débora não conhecia a Universal por si mesma. Junto com seu marido William, fazia parte de outra denominação. Deu ouvidos à mídia, às pessoas da sua igreja e a professores de teologia que disseminavam o preconceito. O que a levou a um grande engano. Ela nutria uma revolta contra a Universal. E, também contra o Bispo Edir Macedo, a ponto de desejar a morte dele.

Mas, o que faz alguém que professa a fé em Deus ir contra a própria Bíblia, contra as palavras de Jesus e odiar alguém?

Exemplo dos fariseus

O apresentador do programa Renato Cardoso cita um exemplo de religiosidade que está na Bíblia (Mateus 27:11-18). Os fariseus, que eram conhecedores da Palavra de Deus, faziam uso dEla para se manterem no poder religioso e controlar as pessoas. Foram eles que articularam a crucificação de Jesus.

Portanto, esse episódio do programa “Entrelinhas” explica a importância de se ter a fé aliada à inteligência e como a religiosidade trava o entendimento das pessoas. “O preconceituoso julga sem saber, enquanto, por sua vez, o sábio procura entender”, explicou Renato.

Fé aliada à inteligência x religiosidade

A religiosidade não se sustenta, à exemplo do comportamento de Débora. “Eu lia a Bíblia, mas como uma letra, um livro histórico. Não pegava o espírito daquela Palavra. Eu sabia o que agradava a Deus ou não, mas era como uma cegueira espiritual. As atitudes que eu tinha dentro de casa provavam que o que eu professava como fé não condizia com a minha atitude”, contou.

O marido de Débora reforçou que a esposa era uma referência dentro da igreja. Contudo, fora, era outra pessoa. Em casa ela era agressiva, gritava e batia na própria filha até deixar marcas. Quando descobriu que William passou a frequentar a Universal, as discussões e brigas entre eles só aumentaram.

Segundo a apresentadora Cristiane Cardoso, “a luz de quem pratica a Palavra de Deus incomoda quem não a tem de verdade”. Então, a pessoa que não vive verdadeiramente a fé se sente incomodada porque sabe que está errada.

Débora também se mostrava uma mulher frustrada, orgulhosa e vazia. Após descobrir que seu marido estava frequentando a Universal, tomou uma atitude drástica que colocou em risco o seu casamento.

“Entrelinhas” no Univer

Você quer saber mais sobre essa história e o que aconteceu com a Débora e o William?

O “Entrelinhas” sobre o tema religiosidade e preconceito, exibido no dia 29 de setembro último, já está disponível na plataforma online. Clique aqui e assista ao episódio na íntegra.

Você conhece alguém que é contra a Universal ou odeia o Bispo Edir Macedo? Se sim, convide essa pessoa também para assistir ao programa. Especialmente, agora, durante o propósito do Jejum de Daniel.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: divulgação