Rede aleluia
Em pesquisa, 57% dos cristãos entrevistados acreditam ser difícil compreender a Bíblia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 15 de Setembro de 2020 - 13:36


Em pesquisa, 57% dos cristãos entrevistados acreditam ser difícil compreender a Bíblia

A Palavra de Deus é atemporal e imutável, portanto, ela é a base para a nossa fé

Em pesquisa, 57% dos cristãos entrevistados acreditam ser difícil compreender a Bíblia

Uma pesquisa publicada pela LifeWay Research mostrou que 57% das pessoas que frequentam igrejas, nos Estados Unidos, acham difícil compreender a Bíblia quando a leem sem o auxílio de um Pastor.

O levantamento ainda mostrou que 82% dos entrevistados acreditam que os Textos da Bíblia podem ter significados diferentes entre os leitores. Este dado pode representar que um grande grupo de pessoas ainda não compreendeu a mensagem central da Bíblia e assim, portanto, cada indivíduo tem tido uma opinião diferente sobre o que está escrito.

Um representante do estudo explicou que ficou surpreso ao perceber que parte dos cristãos priorizam as suas próprias opiniões em vez de se basearem na própria Palavra de Deus quando o tema é a fé. Ele ressaltou que a Bíblia é atemporal e uma fonte imutável.

Leia também: O que é “andar com Deus”?

A Bíblia é a vontade de Deus para a nossa vida

É importante compreender que toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo e aponta para a figura do Senhor Jesus e a missão que Ele veio realizar aqui na Terra. Esta é a mensagem do evangelho em sua raiz.

Por isso, não devemos ler a Bíblia como se fosse um livro comum. Contudo, há alguns pontos que podem lhe ajudar durante a leitura das Escrituras. Confira:

1) Leia com calma

É importante meditar sem pressa no que está escrito. Pois, a leitura rápida faz com que a pessoa não perceba os detalhes dos versículos. Por isso, respeite a pontuação, que é uma pausa para separar as ideias de maneira coerente. Identifique quem é a pessoa que está falando: É Deus? É um apóstolo? É um personagem de uma narrativa ou parábola? Para quem esta mensagem está sendo dirigida?

2) Contexto da passagem bíblica

A Palavra de Deus não se prende ao tempo e serve para qualquer época. Porém, cada passagem do Texto Sagrado foi escrita dentro de um período, uma cultura. Por isso, procure identificar também qual é o contexto da passagem que você está lendo. Quais são as circunstâncias do autor naquele momento? Em que lugar ele estava quando escreveu aquilo? Como era a cultura daquele momento?

3) Leia todos os dias

É recomendável que você separe um horário pela manhã para falar com Deus e ler a Bíblia. Se a primeira voz que você ouve no seu dia é a do Altíssimo, algo de especial acontece em seu interior. Porque, Ele próprio promete que a Sua Palavra não voltará vazia (Isaías 55:11).

“Pegue a sua Bíblia Sagrada, abra em uma página qualquer e leia. Se você não entender, passe para a outra página. Vá adiante. Eu tenho certeza que em uma dessas palavras que você ler, Deus vai falar com você. E você vai se levantar, vai se erguer, sem precisar de ninguém (senão do Espírito da Palavra de Deus). Leia a Bíblia. Um trechinho. Você não precisa ler muita coisa. O Espírito Santo vai falar com você pessoalmente e você vai entender o que Ele quer de você. Faça um teste”, ensinou o Bispo Edir Macedo, durante a meditação do dia 16 de setembro.

O Bispo ainda acrescentou que quando nós lemos a Bíblia, é Deus Quem fala conosco. Como o Senhor Jesus explicou: “… as Palavras que Eu vos digo são Espírito e Vida.” João 6:63

Permaneça na presença de Deus

Assim, quando o Espírito de Deus entra na nossa mente, Ele abre o nosso entendimento. Desse modo, passamos a enxergar como Ele.

Leia também: Há algo que você precisa levar em consideração quando for meditar na Bíblia

O mais importante é que a pessoa tenha consciência sobre o valor da leitura bíblica. Mesmo que você encontre dificuldades para compreender a Bíblia, continue perseverando. Pois, quando a pessoa lê a Palavra de Deus, a mente dela se abre para o que vem do Reino dEle.


Em pesquisa, 57% dos cristãos entrevistados acreditam ser difícil compreender a Bíblia
  • Da Redação / Foto: Getty Images 


reportar erro