O que é “andar com Deus”?

Cristiane Cardoso falou sobre o tema durante o episódio 9, da "Meditação da Palavra"

Imagem de capa - O que é “andar com Deus”?

A Bíblia fala sobre um personagem que é pouco conhecido, mas que tem algo muito importante para nos ensinar. Trata-se de Enoque, que chegou a ser arrebatado por Deus.

“E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para Si o tomou.” Gênesis 5:21-24

Na época em que Enoque viveu neste mundo, as pessoas estavam entregues ao pecado. A humanidade cometia as mais absurdas barbaridades. Porém, Enoque se mantinha íntegro e andava nos caminhos do Altíssimo. Vale lembrar, que ele foi bisavô de Noé. Portanto, os fatos sobre ele aconteceram antes do grande dilúvio.

A vida de Enoque

Durante a “Meditação da Palavra“, no episódio 9, a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso refletiu sobre o que podemos aprender com este personagem bíblico.

“Enoque foi um tipo de Noé, um tipo de Abraão. Ele foi uma pessoa que chamou atenção de Deus. E nos perguntamos: ‘O que é andar com Deus?’. Não é você fazer a obra dEle, não é você ganhar almas. Porque, a própria Bíblia, sozinha, ganha almas. As pessoas são ganhas pelo Espírito Santo. E Ele usa o que Ele tiver para usar. Então, andar com Deus é estar na presença dEle. É como se eu estivesse, por exemplo, com a minha mãe. Ou seja, se eu estou com a minha mãe, como é que eu vou fazer uma coisa que eu sei que ela não gosta?”, analisou Cristiane.

Então, a escritora explicou que andar com Deus acontece, sobretudo, fora do ambiente da igreja, ainda mais quando ninguém está nos observando. Ela acrescentou que quando uma pessoa faz algo de errado conscientemente, aquilo afeta a comunhão dela com Deus. Pois, o Altíssimo não terá intimidade com ela.

“Deus quer falar, Ele quer nos inspirar, Ele quer Se revelar. Mas como é que Ele vai Se revelar, se Ele não está sendo incluído no seu dia, Ele não faz parte da sua vida? Você faz coisas para Ele, mas Ele não está incluso na sua vida”, disse.

Desse mundo, Cristiane relembrou que Deus conhece todos os nossos pensamentos. Por isso, Ele sabe a real intenção do nosso interior. Não há como enganá-Lo.

Cuide também do mundo exterior

Além disso, parte de “andar com Deus” envolve também o mundo exterior. Sabendo que Enoque andava com Deus, com certeza, ele não frequentava a cidade dos descendentes de Caim, o filho de Adão e Eva que matou o irmão Abel. Porque, aquele povo só queria seguir os desejos do próprio coração. Assim, deve ser conosco no mundo atual.

“O Senhor Jesus chegará a qualquer momento. E nós estamos nesse momento da humanidade, a Igreja do Senhor Jesus está vivendo esses ‘300 anos de Enoque’. Porque, nós estamos vendo que está uma coisa difícil lá fora. E, por qualquer coisinha, as pessoas estão caindo, as pessoas estão perdendo a salvação”, alertou.

Construa a sua comunhão com Deus

Neste domingo, dia 23 de agosto, ocorre a Festa das Bodas do Cordeiro. Participe no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

Vale observar, que, apesar do encerramento deste propósito, a comunhão que foi criada com Deus durante este período deve continuar até o nosso último dia nesta Terra, assim como aconteceu com Enoque. Só assim alcançaremos a salvação da nossa alma. Por isso, continue a fazer a manutenção da sua fé e praticando o que você aprendeu de Deus.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images