Há algo que você precisa levar em consideração quando for meditar na Bíblia

A escritora Núbia Siqueira deixou uma orientação sobre o tema no episódio 30, de "Sabedoria na prática"

Imagem de capa - Há algo que você precisa levar em consideração quando for meditar na Bíblia

O Espírito Santo elaborou a Bíblia para revelar a existência de Deus à humanidade. Para isso Ele usou, ao longo dos séculos, pessoas de fé que, por inspiração Divina, escreveram a Mensagem do Altíssimo.

Ao longo de todo o Texto Sagrado, vemos que o Espírito aponta para figura do Senhor Jesus e a missão que Ele veio cumprir neste mundo (salvar a humanidade da condenação eterna, uma consequência do surgimento do pecado). Desse modo, a Bíblia é um livro atemporal e é a única obra capaz de alcançar o mais profundo da alma de uma pessoa (Hebreus 4:12).

Nas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo observa: “A intenção do Todo-Poderoso em Se autorrevelar por meio da Palavra escrita mostra que Ele deseja que o ser humano O conheça e absorva Seus Pensamentos a fim de ser grandemente beneficiado em sua vida terrena e eterna”.

Igualmente, ele acrescenta: “Ler e meditar constantemente em cada palavra do ‘Livro de Deus’ enriqueceu a minha vida, pois este Livro é uma Fonte inesgotável de riquezas do início ao fim”.

Assim, é muito importante que nós façamos uma leitura correta do que está escrito no Texto Sagrado. Infelizmente, há pessoas que, por interpretarem equivocadamente as Escrituras, acabam tendo conclusões erradas do que Deus quis expressar.

Estudando a Bíblia

Durante o episódio 30, de “Sabedoria na prática” (um estudo expositivo da Bíblia), a escritora Núbia Siqueira deixou algumas orientações sobre o que é importante levar em consideração quando se medita nas Escrituras.

“Nós precisamos do contexto de todo esse ensinamento. Sabe por quê? A nossa mente tende a criar a história quando ela não sabe os detalhes. Naturalmente, ela cria um contexto. E nós não podemos criar nada com respeito à Palavra de Deus. É o que está escrito. Nós precisamos buscar a inspiração do Espírito Santo para entender. Então, é preciso que nós tenhamos o máximo de conhecimento: por que isso foi escrito? Em quais circunstâncias? Para quem? E quem escreveu? Em que época foi? O que estava acontecendo naquele período? Então, isso é o contexto do ensinamento. Nós não podemos desprezar a época, o que estava acontecendo. Isso tudo é importante para que nós possamos entender e trazer uma aplicação pessoal para a nossa vida hoje. Nos dias de hoje, o que essa mensagem quer dizer para nós?”, explicou.

Bíblia de estudos

Vale observar que na Bíblia com anotações de fé do Bispo Macedo, você encontra uma seção dedicada a explicar o tema de cada livro bíblico. Além disso, há outra parte que mostra como o Senhor Jesus é apresentado no Antigo e no Novo Testamento. Por fim, você também encontra, no rodapé de cada página, comentários de fé  que auxiliarão na sua caminhada cristã. Você pode adquirir o seu exemplar aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images