Elcana, Ana ou Samuel: quem você tem sido na Obra de Deus?

Reflita sobre sua condição espiritual à luz dos ensinamentos compartilhados pelo Bispo Renato Cardoso na última Reunião dos Servos

Imagem de capa - Elcana, Ana ou Samuel: quem você tem sido na Obra de Deus?

No último dia 4, primeiro sábado de outubro, mais uma Reunião dos Servos aconteceu no Templo de Salomão. Em São Paulo, oficiais da Universal estiveram presentes com o propósito de fortalecer sua vida espiritual e, assim, aprimorar a maneira de servir ao Senhor da Obra com excelência.

Nas demais regiões do Brasil, obreiros, colaboradores e CPOs conectaram-se ao mesmo propósito por meio de transmissão simultânea disponível no YouTube e Univer Vídeo.

Os aprendizados

O Bispo Renato Cardoso conduziu a Reunião de Servos com o tema “Mês do Eis-me Aqui”, referindo-se a história de Ana em conexão com o propósito vivenciado pela Universal. A abordagem, no entanto, foi inteiramente direcionada à perspectiva da Obra de Deus. Ao analisar os personagens protagonistas do relato bíblico — Elcana, Ana e Samuel — os participantes tiveram a oportunidade de se enxergar espiritualmente e compreender sua verdadeira condição diante de Deus.

Sobre Elcana

  • Marido de Ana, mãe do primeiro profeta após a era dos reis em Israel.
  • Segundo a Bíblia, Elcana era um levita descendente dos coatitas, com a responsabilidade de servir a Deus. Em outras palavras, ele ocupava a função de obreiro. No entanto, por algum motivo, não cumpria plenamente seu papel na Obra do Altíssimo, mantendo-se numa fé meramente religiosa.
  • Embora realizasse ofertas e cumprisse o ritual de ir ao templo anualmente, Elcana vivia uma fé superficial.
  • Era um homem próspero, cercado por servos e riquezas, mas priorizava seus próprios negócios em detrimento dos de Deus. Em vez de servir ao Senhor, ele servia a si mesmo.
  • Um exemplo claro dessa postura foi a decisão de tomar outra esposa, contrariando a vontade de Deus, movido pela preocupação com a opinião alheia sobre ele.

O que aprender com o exemplo de Elcana

Assim como Elcana e os levitas de Israel, todos os que realizam a Obra de Deus foram escolhidos por Ele e, por isso, podem confiar que o sustento virá do próprio Senhor. Não há necessidade de se preocupar com riquezas materiais. O essencial é exercer o ministério com dedicação e sinceridade, livre de religiosidade, pois a verdadeira recompensa é a herança eterna.

Porém, infelizmente, muitos que se dizem servos acabam priorizando seus próprios interesses, colocando suas vontades acima do propósito que receberam de Deus. Por isso, o Bispo alertou:

  • “O que Deus nos deu é riquíssimo. É mais do que terras, é mais do que dinheiro, é mais do que qualquer bem que este mundo possa oferecer. […] Como seria diferente se na igreja houvesse esse entendimento, esse temor no coração dos obreiros e pastores, e não tratassem a Obra de Deus como uma coisa qualquer ou como se estivessem fazendo um favor. […] Não é proibido prosperar, eu estou falando aqui de negar um chamado. Eucana estava mais inclinado para os seus negócios para servir a si mesmo do que servir a Deus”.

Sobre Ana

  • Ana vivia sem propósito.
  • A dor de não poder gerar um filho a levou ao limite da frustração.
  • No entanto, tudo começou a mudar quando ela compreendeu que precisava entregar a Deus aquilo que mais desejava.
  • O seu sonho não poderia ocupar o lugar do Senhor em sua vida.
  • Foi então que Ana fez um voto, colocando Deus em primeiro lugar e consagrando a Ele o que ainda nem possuía:

E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (I Samuel 1.11)

O que aprender com o exemplo de Ana

É fundamental ter discernimento para não se tornar alguém que busca apenas bênçãos. Quem coloca seus próprios desejos acima de Deus acaba impedindo o desenvolvimento de um relacionamento verdadeiro com Ele.

  • “Isso é muito profundo, porque há pessoas, inclusive dentro da igreja,  que passam a vida frustradas, amoadas, tristes. Por quê? Porque elas carregam uma frustração, um anseio de ter alguma coisa. Elas já fizeram corrente, Fogueira Santa, jejum, tudo, e ainda não chegou aquilo que elas queriam. Então carregam aquilo dentro delas como uma eterna frustração. E tem gente que acaba saindo da igreja por causa disso.  Quer dizer, o Deus dela é o testemunho que ela quer dar. Deus é um mero acessório para chegar ao que ela quer”, afirmou o Bispo.

Sobre Samuel

  • Samuel foi entregue aos cuidados de Eli ainda na infância.
  • E mesmo convivendo com os filhos do sacerdote e testemunhando atitudes corruptas e reprováveis dentro do templo, ele não se deixou influenciar pelos maus exemplos.
  • Sua integridade permaneceu intacta.

Samuel: um exemplo a seguir

Nenhum ser humano está imune ao pecado, por isso não devemos confiar apenas em nós mesmos. É essencial buscar referências corretas, seguir bons exemplos e aprender a evitar o erro com vigilância e obediência à Palavra de Deus.

“Você que cai e usa os maus exemplos como desculpa, entenda que você não caiu por causa deles, mas os seguiu porque já estava caído. Se você está bem, você foge da aparência do mal. Samuel é um exemplo disso. Não se esqueça: para onde você olha é para onde você vai. Se você olha para gente caída, você vai cair. Se você olha para Jesus, você está indo para o céu”, concluiu.

Momento de entrega

Diante dos ensinamentos compartilhados, os servos presentes tiveram a oportunidade de se entregar a Deus com sinceridade e buscar um caráter que O agrada.

Ainda, ao final da reunião, o Bispo Adilson Silva propôs um propósito especial: honrar a Palavra de Deus e a sua própria ao longo de todo o mês de outubro, reafirmando o compromisso de cada participante com um caráter que testemunhe o Altíssimo.

Confira a reunião na íntegra

Prepare-se para o próximo encontro

A próxima Reunião de Servos acontece em 1º de novembro, às 18h, no Templo de Salomão, com transmissão simultânea para todo o Brasil. Para saber mais sobre como se preparar para esse encontro, acompanhe todas as terças-feiras o programa Obreiros em Foco, às 22h, no canal oficial dos Obreiros Universal no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Reprodução/YouTube e Record