EBI ensina a Palavra de Deus por meio de atividades lúdicas

Projeto no Mato Grosso acontece duas vezes ao ano. Confira

Imagem de capa - EBI ensina a Palavra de Deus por meio de atividades lúdicas

O período de férias de muitas crianças é um tempo de descanso das tarefas escolares. Nesta época, elas têm mais disponibilidade para praticar atividades lúdicas que valorizam o aprendizado da importância da Palavra de Deus. Pensando nisso, a Escola Bíblica Infantil (EBI) do Mato Grosso organizou recentemente ações para os pequenos entre 2 e 10 anos. Em todo o Estado, a EBI atende, em média, 12 mil crianças.

O projeto chamado de Escola Bíblica de Férias acontece duas vezes ao ano. Neste início de 2020, as educadoras voluntárias da EBI realizaram ações diferenciadas: Dia da Culinária Kids, Brincando e Aprendendo e Oficina de Artes. As atividades do projeto de férias aconteceram de domingo a sexta-feira, nas salas dedicadas à EBI, nos horários das principais reuniões.

Ensinando a importância da Palavra
Além de passar aos pequenos os ensinamentos bíblicos e levar uma palavra de Fé e Salvação, as educadoras buscam pelos melhores recursos didáticos, sempre atentas às necessidades das crianças. Dessa forma, conseguem incentivar e facilitar o entendimento das crianças e estimular a interação delas com os amigos, com os colegas de escola e com a família.

A responsável pela EBI do Mato Grosso, Larissa Lopes da Silva, explicou cada uma das atividades desenvolvidas nesse período: “na ação de culinária, as crianças tornam-se chefs de cozinha por um dia, de maneira segura e divertida. Elas colocam a mão na massa e usam a criatividade. Com ajuda das educadoras, enfeitam cupcakes e depois os levam para os pais e responsáveis. Assim, desenvolvem um trabalho em grupo e se divertem, criam laços de respeito com o próximo e também com o alimento, que é algo sagrado. Ensinamos que o desperdício é errado e que é sempre bom dividir com o próximo”, contou.

Na oficina de artes, as crianças demonstram seu lado artístico. “Por meio da pintura, do desenho e da colagem, elas apresentam o que entenderam da aula que tiveram antes. O objetivo é incentivar e explorar o lado criativo delas e lhes dar a possibilidade de se expressarem”, disse Larissa.

Ela falou também da ação Brincando e Aprendendo, que é interativa: “a atividade procura ensinar às crianças a Palavra de Deus e a importância dEla para suas vidas, de uma forma leve e dinâmica, utilizando recursos visuais e didáticos. Elas aprendem por meio das histórias bíblicas e dos heróis da Fé”, concluiu Larissa.

“Aprendi a usar a fé para vencer as lutas”
A auxiliar administrativa Vitória Alves, de 18 anos, é educadora voluntária. Ela conta que foi na EBI que aprendeu o que era a Fé e como usá-la. Agora, ela exerce com muito amor e gratidão o papel importante de levar a Palavra de Deus aos pequeninos.

“Cheguei à Igreja com 3 anos e uma educadora abordou minha mãe para explicar a ela como o trabalho era realizado. Lembro-me que fui recebida com muito carinho. Foi na EBI que aprendi a usar a Fé para vencer as lutas. Apesar de ser bem novinha, já entendia um pouco os problemas que meus pais enfrentavam no casamento e sofria com a situação. As educadoras me ajudaram com propósitos e orações. O casamento deles foi restaurado”, relatou.

Ela também enfatizou a importância do papel das voluntárias: “vivemos em um mundo que, muitas vezes, é contra os princípios da Fé e do caráter íntegro. Nosso papel como educadoras na EBI é levar cada pequeno a conhecer a Deus de fato e ensinar as crianças para que possam ser futuros jovens e adultos de bem”.

Conheça a Escola Bíblica Infantil
Cerca de 1,2 milhão de crianças entre zero e 10 anos são atendidas na Escola Bíblica Infantil (EBI). No Brasil, o trabalho acontece em 26 Estados e no Distrito Federal. Também são desenvolvidas atividades em mais 48 países nos continentes africano, norte-americano, asiático e europeu.

Se você deseja ser voluntária na EBI, entre em contato com a Central EBI Brasil pelo e-mail falecomebibrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 95056-7723.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas