Dicas para ajudar o seu filho a ter um bom desempenho nas aulas online

Confira alguns conselhos importantes

Imagem de capa - Dicas para ajudar o seu filho a ter um bom desempenho nas aulas online

2020 está sendo um ano atípico para todos nós, especialmente para os estudantes que, repentinamente tiveram que se adaptar a uma nova rotina de estudos da qual não estavam familiarizados.

Para muitos deles, principalmente crianças e adolescentes, têm sido um verdadeiro desafio manter a disciplina e  foco para que consigam assimilar e absorver todo o conteúdo didático, sem que haja prejuízo no aprendizado. Por isso, a participação e o apoio dos pais são fundamentais nesse processo.

Agora, se para aqueles que dispõem de toda tecnologia necessária para o aprendizado, já é preciso muita força de vontade para não desistir, imagina para aqueles que não a possui?

É o caso de Alan, um garoto que mora  no município de Estrela Vermelha, no interior do Espírito Santo. Ele está no 6º ano do ensino fundamental e sonha em ser advogado.

Os pais são agricultores e não tinha celular e nem acesso à internet em casa. Entretanto, não mediram esforços para dar condições ao filho de continuar os estudos durante a quarentena.

Então, para que o filho não perdesse as aulas, o pai comprou um celular usado e construiu uma barraca no meio da lavoura – onde o sinal da internet é melhor. Além disso, pegou uma mesa e uma cadeira emprestadas e montou uma sala de aula, para que o filho pudesse estudar.

Leia também:

Como agir no convívio em casa com as crianças sem gerar ansiedade

Dicas de como ajudar seu filho nas aulas online

A professora de matemática  e voluntária da Escola de Mães, Gisele Camelo Ramos, dá algumas dicas de como os pais podem contribuir para que o filho tenha um bom desempenho nas aulas online:

1 – Ter uma rotina: o que seu filho faria se estivesse em aula? Horário para acordar? Tomar um café caprichado? Tomar um banho, trocar de roupa?

2 – Algumas escolas exigem o uniforme, outras não, o ideal é tirar a roupa que o aluno usa para dormir. Isso envia um comando ao cérebro que o novo dia começou, que precisa recomeçar.

3 – Prepare um cantinho para ele estudar. Pode ser no quarto, na sala ou na cozinha, desde que seja um ambiente tranquilo. Porém, ele não deve assistir às aulas na cama, muito menos deitado ou relaxado no sofá.

4 – Nada de TV, séries, músicas, videogames, durante a aula.  Ele precisa manter o foco neste momento.

5 – Defina períodos para eles realizarem as tarefas diariamente, para brincarem, se exercitarem…

6 – Pais, vocês não são os professores, portanto, tudo bem se não souberem de tudo. Vocês estão ali para encorajar, dar apoio aos seus filhos. Se não souber ou tiver dúvidas converse com o professor do seu filho, incentive-o a perguntar.

7 – Quando os alunos têm dificuldade em focar nas atividades, para os menores, aconselho os pais a focarem no lúdico para deixar a atividade mais interessante e divertida.

8 – Conversar com a equipe coordenadora, para trabalharem juntos costuma funcionar bastante.

9 – Se seu filho tem dificuldade de concentração nas aulas, procure deixar somente o computador e o material que ele vai utilizar no momento da aula. Essas atitudes ajudam a melhorar a concentração.

Empenho e determinação

Para Neia Dutra, psicóloga e responsável da Escola de Mães, mesmo na cidade grande, por diversas razões, muitos pais também enfrentam dificuldades para manter o filho nas aulas online. Mas, quando há um objetivo, determinação e empenho,  sempre existe uma maneira de se resolver um problema.

“Nem as bênçãos de Deus são alcançadas sem sacrifícios, e os pais precisam ter consciência de que o filho precisa de apoio nesse momento. Pois ainda não possuem maturidade para compreender a importância dos estudos para a vida. Se não tiverem apoio, ficarão pelo caminho e quando adultos, as dificuldades serão maiores”, acrescenta..

Para saber mais sobre o trabalho da Escola de Mães, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images e Reprodução