Cresce a venda de medicamentos no Brasil para insônia e depressão

É importante observar que esses são males emocionais, originados na alma da pessoa

Imagem de capa - Cresce a venda de medicamentos no Brasil para insônia e depressão

A venda de medicamentos prescritos para combater ansiedade, depressão e insônia cresceu 19,6% nos últimos dois meses de 2020 no Brasil. O índice foi apontado por um estudo realizado por uma empresa especializada na gestão de planos de benefícios de medicamentos. De acordo com o levantamento, se for considerado só o mês de dezembro, o aumento chegou a 30%.

Essa oscilação alerta para um período complexo em relação à saúde mental do brasileiro. Semelhante ao do início da pandemia quando, em março do ano passado, o número de registros de prescrição desses remédios no País já havia mostrado um avanço de 4,8% — embora, apresentou queda nos meses seguintes, quando a população passou por períodos de isolamento e quarentena mais restritivos e muitos deixaram de procurar por atendimento médico.

Pandemia e saúde mental  

Em meio à pandemia, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já haviam destacado uma preocupação com relação à saúde mental da população no mundo todo, por causa dos possíveis efeitos colaterais da pandemia.

Especialmente no que se refere ao isolamento social, ao medo de contágio pelo novo coronavírus e à perda de membros da família que, muitas vezes, são agravados pelas questões socioeconômicas como a perda de renda e o desemprego.

Ao abordar o tema em sua coluna, no R7, a jornalista Ana Carolina Cury comentou que muitas pessoas “estão perdendo o sono com a pandemia”, pois, “à medida que as preocupações aumentam, têm enfrentado uma verdadeira crise de insônia (…) E o desespero causado por não conseguir dormir pode levar a um segundo problema ainda mais grave: o abuso de medicações”. O uso em excesso de medicamentos, por sua vez, causam dependência física e psicológica.

Cury ainda destacou as possíveis causas desse problema: “os especialistas que já conversei sobre o tema afirmaram que as causas das noites mal dormidas podem estar relacionadas a distúrbios do sono, ao estresse e até a problemas emocionais ou de fundo espiritual (…) Apesar de preocupar, é possível encontrar uma solução. Não se pode ter receio de procurar ajuda para vencer essa condição, sem precisar usar medicamentos”.

Combate à insônia e outros problemas

É importante observar que a insônia, assim como a ansiedade, a depressão, entre outros males emocionais, é uma condição originada na alma de quem está aflito e sofrendo com sentimentos de medo e tristeza. Os medicamentos atuam na parte física. Portanto, não são capazes de atuar no vazio interior que a pessoa sente. Por isso, é necessário que a pessoa busque ajuda espiritual.

Se você, ou alguém da sua família, está precisando de ajuda, participe, ainda hoje, de um encontro de fé. E, fique livre de tudo o que impede a sua paz e a dos seus familiares.

Todas as sextas-feiras acontece a Sessão do Descarrego. Nessa reunião você vai aprender a combater todos os problemas de ordem espiritual e ainda receberá forças para superar todas as adversidades da vida. No Templo de Salomão, as reuniões acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Você também pode participar em um templo da Universal mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images