COVID-19: primeira vacina deve chegar em breve, garante empresa americana

Remédio deve chegar à população ainda em 2020

Imagem de capa - COVID-19: primeira vacina deve chegar em breve, garante empresa americana

A empresa de biotecnologia americana Moderna divulgou essa semana os resultados dos testes em humanos da primeira vacina contra COVID-19 testada nos Estados Unidos da América (EUA). De acordo com as informações, o resultado é o ideal.

O remédio preventivo foi testado em 45 pessoas, em dosagens diferentes, e todas elas criaram anticorpos capazes de neutralizar o novo coronavírus. O único efeito colateral apresentado foi um caso de vermelhidão no local da injeção. Não houve qualquer reação grave à vacina.

Próximos passos

A vacina já recebeu o selo de aprovação da FDA, agência governamental responsável pela liberação de remédios.

A empresa produtora também já assinou contrato tanto com o governo dos EUA, quanto com uma indústria farmacêutica multinacional suíça. O objetivo é fazer com que a vacina seja produzida em larga escala e disponibilizada o quanto antes.

Antes que isso aconteça, porém, ainda é necessário passar por duas fases de testes de segurança. Uma delas vacinará 600 voluntários. A outra deve acontecer em julho, com milhares de pessoas sendo vacinadas.

O diretor médico da Moderna Tal Zaks afirmou que tudo se encaminha para que a vacina esteja disponível para uso comercial já no segundo semestre de 2020. Ou, no máximo, no início de 2021.

Outra vacina que deve ser levada ao público ainda em 2020 é a produzida em Oxford. A Universidade inglesa pretende produzir um milhão de doses já em setembro. Clique aqui e saiba mais a respeito.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images