COVID-19: Encontrado remédio capaz de curar sintomas mais graves da doença

Estudo foi realizado em Oxford, na Inglaterra

Imagem de capa - COVID-19: Encontrado remédio capaz de curar sintomas mais graves da doença

A Universidade de Oxford, que está desenvolvendo uma das vacinas mais promissoras contra COVID-19, acaba de anunciar o achado de um remédio capaz de curar os pacientes com sintomas mais graves da doença.

A droga, chamada dexametasonafez, já é utilizada para o tratamento de outras doenças no mundo inteiro. Por isso ela é barata e está disponível para que todos os hospitais possam utilizar.

O anúncio foi feito após a Universidade estudar seis mil pacientes internados. Desses, 2.104 receberam a droga diariamente. Em comparação entre quem recebeu e quem não recebeu a dexametasonafez, os resultados mostram:

– O risco de morte caiu de 40% para 28% entre os pacientes que usavam aparelhos respiradores;

– O risco de morte caiu de 25% para 20% entre os pacientes que precisavam receber oxigênio;

– Não houve melhora significativa em pacientes que apresentavam sintomas leves da doença.

“O benefício para sobrevivência é claro e alto em pacientes que estão doentes a ponto de terem que receber tratamento com oxigênio. Então, esse deve ser o padrão de cuidado nesses pacientes”, explicou Peter Horby, professor de doenças infecciosas no departamento de medicina de Nuffield, na Universidade de Oxford, e um dos principais autores do estudo.

Além do avanço no tratamento, Oxford também é uma das principais responsáveis na busca pela prevenção da doença. Clique aqui e saiba mais sobre a vacina desenvolvida na Universidade, que será distribuída no Brasil.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images