COVID-19: A ciência se mostra confusa com o que está acontecendo no estado americano do Texas

Sem lockdown ou medidas de proteção, o Estado controlou a doença

Imagem de capa - COVID-19: A ciência se mostra confusa com o que está acontecendo no estado americano do Texas

O Texas desafia a Ciência. Há mais de um ano cientistas do mundo inteiro declararam que a única maneira de combater o novo coronavírus é com o lockdown. Afirmam que o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social são importantes, mas só o fechamento total do País é capaz de evitar uma tragédia.

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, postou no Twitter:

“Acabou. A equação brasileira é a seguinte: ou o país entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”.

O mesmo discurso é adotado por grande parte da imprensa e opositores políticos do presidente Jair Bolsonaro, que é contra o lockdown.

No entanto, o Estado do Texas (EUA), decretou o fim do lockdown e de todas as medidas restritivas em 02 de março de 2021.

“Nós devemos, a partir de agora, restaurar a normalidade da vida de todos os texanos reabrindo 100% do Texas. Não se enganem, a COVID-19 ainda não desapareceu, mas está evidente pelas recuperações, vacinações, reduções de hospitalização e outras práticas de segurança, que os mandatos estaduais do estado não são mais necessários”, declarou Greg Abbott, governador do estado.

Desde então o combate à pandemia se tornou muito mais eficaz.

Os melhores números em muito tempo

No dia 07 de abril de 2021 o Texas apresentou 99 mortes por COVID-19. O Estado possuía 2.886 pacientes internados e teve 3.285 novos casos confirmados.

Esses números são muito melhores do que os apresentados pelo estado no dia 02 de março de 2021 ou no dia 10 de março, quando as novas medidas sanitárias entraram em vigor.

Em 02 de março o Texas teve 275 mortes, contava com mais de 6.500 pacientes internados e havia registrado sete mil novos casos no dia.

Somente nos últimos 15 dias, diminuíram em 38% as mortes diárias do Estado, em 10% os novos casos e em 17% a quantidade de pacientes internados. Em contrapartida, o Estado aumentou em 23% o número de cidadãos testados.

Esses números são os melhores apresentados pelo Texas desde junho de 2020.

O que mudou no Estado

Desde 10 de março de 2021, o Texas não exige mais que seus cidadãos utilizem máscara, álcool em gel ou se mantenham distantes um do outro. Tampouco proíbe as pessoas de utilizarem espaços públicos, como praças e parques.

Cada cidadão é responsável por seus atos e tomam as medidas de segurança conforme julgam necessárias.

O comércio e toda a indústria estão abertos, podendo atender com lotação máxima ou não os clientes. Cada empresa decide como agirá.

O resultado é que, consciente de seus deveres e com seus direitos respeitados, cada texano tem a liberdade de se proteger baseado no que acredita.

A única restrição do Texas está na restrição de pessoas não-vacinadas que viajaram para fora do Estado e retornaram. A esses cidadãos é sugerido que permaneçam em casa durante sete dias após o retorno. Também é sugerido que façam o teste de COVID-19 de três a cinco dias após voltarem para casa.

Soma-se à conscientização da população o uso da vacina. O Texas já vacinou 17% de sua população. Outros 29% estão “parcialmente vacinados”, pois tomaram apenas a primeira dose do imunizante.

Possuindo 29 milhões de habitantes, acredita-se que a imunidade coletiva surgirá após a vacinação de 75% a 90% da população. Nesta semana, mais 2,5 milhões de doses serão aplicadas.

Leia tudo sobre a reabertura texana clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images