Consolador leva conforto e renovação de esperança a familiares no início de 2020

Voluntários do projeto visitaram o velório do cemitério da Vila Formosa. Veja como foi

Imagem de capa - Consolador leva conforto e renovação de esperança a familiares no início de 2020

Ver as pessoas reunidas para receber o novo ano e não ter o que comemorar. Assim, muitos familiares que velavam o seu ente querido passaram a virada do ano, de 2019 para 2020. Pensando nisso, o projeto Consolador – um dos braços da Evangelização (EVG) da Universal – visitou o cemitério da Vila Formosa, na zona leste da capital paulista.

Fundado em 1949, o local é considerado um dos maiores cemitérios da América Latina, e a quarta maior área verde da cidade, com um total de 763.175 metros quadrados. O cemitério da Vila Formosa já recebeu mais de 1,5 milhão de sepultamentos.

Mais de 20 voluntários do grupo levaram apoio espiritual a 80 pessoas que velavam e enterravam seus familiares nas primeiras horas de 2020. O objetivo principal da ação foi levar consolo, fé e esperança para quem entrou o novo ano enfrentado a dor da perda.

 

Alcançar quem chora a perda

A voluntária Munique Cristina Cintra Andrade, de 23 anos, há dois anos no grupo, contou como foi para ela participar dessa ação que considerou uma experiência única, que vai ficar marcado para a sua vida toda.

“Enquanto todos estavam comemorando com suas famílias, nós estávamos dando um abraço de conforto àqueles que choravam a dor da perda. Realizar esse trabalho é ser contado por Deus, para estar no lugar onde ninguém quer estar. Quem estava ali velando um ente querido, nos agradeceu imensamente pela oração que recebeu. É um trabalho forte, que alcança as pessoas no seu momento mais profundo de dor”, enfatizou.

Renovação de esperança

O Pastor Renê Moraes, responsável do EVG no Templo de Salomão, e o Pastor Bruno Barros Nardi, responsável pelo projeto Consolador, acompanharam a ação. Eles realizaram orações com os familiares ali presentes. Assim também, levando uma mensagem de renovação de esperança. A ação foi baseada no que a Bíblia diz em Salmos 30:5:

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

“Ali estavam famílias inteiras que viraram o ano chorando. Passaram a noite ali velando seu ente querido e, por isso, estavam sem esperança de um ano melhor. Mas, transmitimos a eles a mensagem de que o Espírito Santo é Consolador”, concluiu o Pastor Renê.

Espírito Santo, o Consolador

É muito importante lembrar que é natural sentir saudades, mas o luto não deve perdurar para sempre. Um dia, todos enfrentarão essa dor e podemos estar preparados para ela, tendo o Espírito Santo, o Consolador. Somente Ele pode proporcionar alívio e força. Clique aqui e confira dicas para superar a dor da perda.

Seja um voluntário

Quer ser um voluntário do projeto Consolador ou em outros projetos sociais da Universal? Então, para saber mais, encontre o endereço de uma Universal mais próxima. E para se manter informado, não deixe de acompanhar diariamente as matérias no site universal.org sobre o trabalho que vem sendo realizado por diversos grupos sociais no Brasil e pelo mundo.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas