Conheça os dois tipos de pessoas que estão dentro da igreja

Faça uma autoanálise e descubra qual deles você é

Imagem de capa - Conheça os dois tipos de pessoas que estão dentro da igreja

De acordo com o Bispo Adilson Silva, Abraão e Ló tipificam dois tipos de pessoas que estão dentro da igreja.

Para explicar ele citou a história de Abraão e seu sobrinho, quando ambos saíram de Haram rumo à Terra Prometida. (Gênesis 12).

Vale observar que Deus havia falado diretamente apenas com Abraão, ordenando que ele abandonasse sua terra e  sua parentela e partisse para uma terra que ainda lhe mostraria. No entanto, Ló decidiu acompanhar o tio.

“E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.” Gênesis 15:5,6

Assim, Ló acabou também se beneficiando das bênçãos de Deus sobre a vida de Abraão. Pois, à medida que Abraão ia obedecendo a voz de Deus, era honrado por Ele e assim seus rebanhos e suas riquezas se multiplicavam. E, consequentemente, Ló também se tornou próspero. Embora, não tenha tido a experiência com Deus que Abraão teve.

As duas naturezas

“Ele andava lado a lado com Abraão, porém não tinha ouvido a voz de Deus como Abraão ouviu. Ló não teve uma experiência pessoal com Deus como Abraão teve. Enquanto um estava ali porque tinha um chamado de Deus o outro estava apenas acompanhando. De maneira que os dois representam as duas naturezas que existem: a carnal e a espiritual”, destaca o Bispo Adilson.

“E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” Gênesis 13:7-9

O Bispo destaca ainda que Abraão teve sua natureza modificada pela experiência que teve com Deus. Ló, todavia, era um homem natural, que faz suas escolhas com base nos cinco sentido do corpo humano.

Quando as decisões são baseadas nos cinco sentidos

“Abraão deixou que Ló escolhesse porque tinha certeza de que, independentemente, das circunstancias e para qual lado ele fosse o que garantia o seu sustento não era as condições da terra. Abraão sabia que estava sustentado pela Palavra, então ele não se preocupou com isso”, explica o Bispo.

“E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Gênesis 13:10-12

O Bispo Adilson observa que enquanto Abraão não estava preocupado para qual lado iria, Ló pautou sua escolha no que os seus olhos viam.

“Para Ló, aparentemente, ele estava se dando bem. Porque as escolhas feitas com base nos sentidos, a princípio parece que a pessoa que escolheu fazer a coisa errada está se dando bem, e quem escolheu a coisa certa parece que está perdendo. Mas só parece, porque lá na frente o diabo manda a conta e, obrigatoriamente, ela vai ter que escolher o que plantou”, alerta.

Ignore os cinco sentidos

Foi exatamente isso que aconteceu com Ló. Anos mais tarde, por causa da corrupção dos habitantes de Sodoma e Gomorra, Deus destruiu as duas cidades. E Ló acabou tendo um fim trágico. “Ló viveu os seus últimos dias dentro de uma caverna, com suas duas filhas, que para suscitar descendência ao pai, tiveram relação com ele. Ou seja, Ló perdeu a esposa, perdeu toda a riqueza que havia acumulado e ainda teve a tragédia de ser pai dos próprios netos ou avô dos próprios filhos. E das duas filhas dele nasceram duas nações, os moabitas e os amonitas, que vieram a ser inimigos dos descendentes de Abraão, de Israel. Tudo porque ele era um homem natural. Se guiou pelos seus sentidos”.

De acordo com o Bispo Adilson, o que diferencia o homem espiritual, nascido do Espírito, daquele que tem apenas a natureza terrena é que o nascido do Espírito não toma suas decisões com base nos 5 cinco sentidos que norteiam o ser humano.  “Todos nós, inclusive os que são nascidos do Espírito Santo – a menos que você tenha alguma deficiência física – , têm os 5 sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Eles servem para nos proteger, nos guiar, nos nortear. A diferença  é que o homem natural é instintivo e toma as suas decisões, faz as suas escolhas, com base no que sente, toca, ouve e vê”, esclarece.

Batismo com o Espírito Santo para sobrevivência espiritual

O nascido do Espírito Santo, por sua vez, baseia suas decisões na Palavra de Deus. Ou seja, na vontade de Deus. Só a pessoa nascida do Espírito consegue ignorar os seus sentidos e fazer aquilo que tem de ser feito, sentindo vontade ou não. O nascido do Espírito obedece a voz de Deus, sentindo vontade de obedecer ou não. Ele se guia por aquilo que está escrito.

Daí a necessidade de ter o Espírito Santo. Trata-se de uma questão de sobrevivência espiritual, não pode ser algo opcional.

Jejum de Daniel

Se você também deseja ter uma experiência pessoal com Deus, participe do Jejum de Daniel, que vai do dia 2 ao dia 22 de agosto. Clique aqui e conheça os 10 benefícios desse propósito de fé.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images