Conheça detalhes sobre elementos que compõem as aberturas de Reis: de “A Rejeição” à “A Perseguição”

Símbolos da superprodução são representados nos vídeos que abrem cada temporada

Composta por diversos elementos da trama, a abertura da superprodução Reis simboliza a história do povo de Israel a cada nova temporada.

  • Na primeira fase da série, A Decepção, o público pôde conhecer a importância do Tabernáculo e da Arca da Aliança.
  • Depois, veio A Ingratidão, onde Saul (Carlo Porto) foi escolhido por Deus como primeiro rei de Israel.
  • Na abertura de A Rejeição, foram retratados os combates e a desobediência de Jônatas (Miguel Coelho) ao comer um pouco de mel.
  • A quarta temporada, intitulada A Escolhanarrou a juventude de Davi (Gabriel Vivan), escolhido pelo Senhor para substituir Saul.
  • Em A Perseguição, vemos elementos na abertura que mostram a fuga de Davi (Cirillo Luna) na fase adulta, perseguido pelo rei.

A seguir, saiba mais sobre os detalhes dos vídeos:

Na terceira temporada da série, intitulada A Rejeição, um dos elementos retratado na abertura é o terremoto que surpreendeu o exército de Saul e os inimigos filisteus. O tremor de terra foi sentido depois de um ataque de Jônatas e Zeleque à guarnição filisteia. Em seguida, os guerreiros israelitas foram para a batalha e venceram a guerra.

Cansado e com muita sede depois da batalha, Jônatas se deparou com árvores cheias de mel e, sem saber da maldição do rei, o jovem molhou a ponta de um galho em um favo e experimentou o alimento, representado na abertura de A Rejeição. A desobediência do filho fez Saul se descontrolar e ameaçar matá-lo.

Gilgal é outro destaque na abertura da terceira temporada. Em entrevista ao podcast Fora de Série, o historiador e diretor do Instituto Moriah Center, Ariel Horovitz, contou que Saul foi coroado rei de Israel na cidade. “Gilgal é mencionado 39 vezes na Bíblia como um lugar de acampamento, culto a Deus e sacrifícios”, acrescentou ele.

Na temporada A Escolha, Davi (Gabriel Vivan) é ungido como segundo rei de Israel. O símbolo da unção, um chifre com azeite, é mostrado na abertura. No podcast Fora de Série, o historiador Rodrigo Silva explicou: “O azeite era usado para alimentar as lamparinas, garantir a comida e produzir remédios e perfumes. O líquido também era o símbolo do Espírito Santo. É por isso que a coroação do rei era precedida da unção, pois ele tinha a incumbência de ser um protótipo de Jesus Cristo”.

O confronto entre Davi e Golias também está entre os elementos da abertura de A EscolhaDe acordo com o especialista em história bíblica Miguel Nicolaevsky, foi no leito do riacho de Elá que Davi pegou cinco pedras para enfrentar o filisteu. “As pedras utilizadas pelo pastor de ovelhas não podem ser grandes, porque, para lançar com tanta força, com a funda, seria muito difícil”, detalhou ele.

O ataque do exército de Saul contra os gibeonitas também está no clipe da quarta temporada. O rei reuniu os soldados para expulsar o povo das terras de Gibeão e, quando as pessoas se recusaram a deixar suas casas, um massacre foi iniciado.

Terra natal de Davi, Belém está em destaque na abertura de A Escolha. De acordo com o Reis Responde, se tratava de uma região fértil e conhecida como Efrata, “milharal” (Gênesis 35:19). Atualmente, a cidade fica a apenas 10 quilômetros de Jerusalém.

Davi enfrenta diversos perigos logo no início da quarta temporada para salvar a própria vida e de suas ovelhas. Na trama, o jovem pastor lutou contra um leão e um urso, que compõem a abertura da quarta fase da superprodução.

Já na quinta temporada, um dos destaques é a harpa, instrumento tocado com maestria por Davi tanto na juventude quanto na fase adulta.

Outro elemento que chama a atenção na abertura de A Perseguição é o oásis de Ein Gedi, no meio do deserto da Judeia, onde haverá o encontro decisivo entre Davi e Saul.

A cidade de Ziclague, onde Davi irá se refugiar antes de se tornar rei, também é retratada no clipe da quinta temporada.

Não perca as próximas emoções de Reis, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Reveja os episódios anteriores da superprodução quando e onde quiser em PlayPlus.com

Reveja mais detalhes na parte 1, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Reprodução/Record TV