Conheça detalhes sobre elementos que compõem as aberturas de Reis: de “A Decepção” à “A Ingratidão”

Símbolos da superprodução são representados nos vídeos que abrem cada temporada

Composta por diversos elementos da trama, a abertura da superprodução Reis simboliza a história do povo de Israel a cada nova temporada.

  • Na primeira fase da série, A Decepção, o público pôde conhecer a importância do Tabernáculo e da Arca da Aliança.
  • Depois, veio A Ingratidão, onde Saul (Carlo Porto) foi escolhido por Deus como primeiro rei de Israel.
  • Na abertura de A Rejeição, foram retratados os combates e a desobediência de Jônatas (Miguel Coelho) ao comer um pouco de mel.
  • A quarta temporada, intitulada A Escolhanarrou a juventude de Davi (Gabriel Vivan), escolhido pelo Senhor para substituir Saul.
  • Em A Perseguição, vemos elementos na abertura que mostram a fuga de Davi (Cirillo Luna) na fase adulta, perseguido pelo rei.

A seguir, saiba mais sobre os detalhes dos vídeos:

Logo no início das aberturas, um mapa de Israel mostra a divisão dos territórios israelita e filisteu. Os maiores inimigos de Israel eram chamados de “povos do mar”, pois, segundo o Reis Responde, eles migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C.

Utilizada para vigiar as entradas das cidades e fazer anúncios importantes para o povo, a torre está presente em todas as aberturas da série.

O candelabro é um dos principais símbolos judaicos que representam a fé em Deus e ele aparece em bandeiras nas aberturas de Reis. Os objetos eram mantidos no Tabernáculo junto aos demais itens sagrados.

Os acampamentos fazem parte dos elementos presentes nas aberturas das três primeiras temporadas de Reis. Segundo o arqueólogo e historiador Rodrigo Silva, morar em tendas era um costume comum das famílias por volta de 400 anos a.C.

Os soldados presentes nas aberturas marcam as guerras retratadas em Reis. Na fase A Ingratidão, por exemplo, os israelitas venceram a batalha conta os amonitas. Em A Rejeição, o povo de Israel saiu vitorioso dos combates contra os filisteus. Já em A Perseguição, Davi se tornou um grande guerreiro e tem vencido muitas batalhas para o Senhor.

A cidade de Siló é retratada na abertura de A Decepção. Segundo o Reis Respondea importância do local para a nação é justificada por ser onde Josué distribuiu a Terra Prometida para as 12 tribos de Israel e por abrigar o Tabernáculo.

Um dos marcos da temporada A Decepção é o Tabernáculo. Segundo o arqueólogo e historiador Rodrigo Silva em uma entrevista ao podcast Fora de Série, quando o povo de Israel conquistou a Terra Prometida, Deus exigiu que os sacrifícios fossem feitos apenas no santuário. Isso obrigava os israelitas a visitar a cidade de Siló anualmente para reafirmar a fé no Criador em comunhão com outros fiéis.

O Tabernáculo abrigava a Arca da Aliança que, de acordo com o Reis Responde, era a principal representação da presença do Senhor no meio do povo. Dentro dela estavam os Dez Mandamentos, escritos em duas tábuas, a vara de Arão e um vaso de maná (substância provida milagrosamente por Deus que serviu como principal alimento dos israelitas durante a peregrinação no deserto).

As cidades da época são elementos marcantes nas aberturas da série. “Criamos um tabuleiro estratégico no mapa de Israel, onde as cidades vão mudando ao longo das temporadas”, detalhou o diretor de Arte e Criação da emissora, Julio Balasso, em entrevista ao site oficial.

Na temporada A Ingratidão, o povo de Israel exige um rei para a nação e Deus escolhe Saul (Carlo Porto). “Ele era um camponês, mas tinha posses. Naquela época, a riqueza era medida pela quantidade de terras e gados que você possuía. Justamente no momento em que ele está procurando um gado que se desgarrou, o Senhor organiza tudo para que ele vá até a cidade onde Samuel mora. Ali, ele é ungido por Samuel. Saul era o que o povo queria, porque ele era bonito, alto, forte e empunha respeito”, observou o historiador Rodrigo Silva durante um bate-papo no podcast Fora de Série.

Gibeá ganha destaque na abertura de Reis – A Ingratidão, já que os israelitas e os filisteus tiveram diversos embates para conquistar essas terras ao longo da temporada. Logo no primeiro episódio da segunda fase, os amonitas tomaram a cidade e enviaram uma ameaça aos israelitas. A cidade ainda é palco de disputas entre os dois povos em A Rejeição. Ali morava Saul e é onde ficava o acampamento militar de Israel.

Confira mais na parte 2, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Reprodução/Record TV