Confira como foi a inauguração da Catedral da Universal em Uruguaiana

Autoridades, moradores locais e de cidades vizinhas prestigiaram o culto de inauguração conduzido pelo Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - Confira como foi a inauguração da Catedral da Universal em Uruguaiana

Neste domingo (10), depois de quase 2 anos de espera, os moradores da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, finalmente puderam prestigiar a mais nova Catedral da Universal na cidade.

Situação geral:

28 anos se passaram desde o primeiro núcleo realizado na cidade e na tarde do dia dez de março de 2024, autoridades locais, moradores e membros da Universal da cidade e de outras localidades, inclusive de países vizinhos, se reuniram no novo Templo para prestigiar o culto de inauguração realizado pelo Bispo Renato Cardoso, que teve início às 17h.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello e a primeira dama, Paola Araújo.

Palavra inicial:

Após a oração inicial, o Bispo Renato fez questão de destacar que o principal propósito de Deus não é habitar em templos construídos pelas mãos de homens, mas em templos que Ele mesmo construiu, que somos nós.

  • “Eu quero apresentar para vocês esta oportunidade, não de testemunhar a inauguração de uma igreja, de um prédio, porque o prédio é um lugar apenas. Qual a razão da existência deste lugar? Por que esse lugar foi projetado, preparado? Não para ser um monumento, não para ser um imóvel bonito, mas para ser um lugar onde vidas são transformadas, onde vidas são inauguradas. É isso que tem que acontecer. O propósito principal de Deus não é que templo sejam construídos para Ele, templos de metal, de pedra, de tijolo, mas templos que a mão dEle construiu, que é você.”

Inauguração de uma nova vida:

Ele destacou ainda que, assim como nós desejamos construir a nossa casa com os melhores materiais, mobiliar com os melhores móveis,  Deus também quer fazer o melhor na nossa vida. “Ele quer consertar a sua vida, Ele quer que a sua vida venha mostrar quem Ele é”.

  • “Se você permitir que Deus venha habitar em você, Ele vai inaugurar uma nova vida em você, e o que estiver quebrado, fora do lugar, Ele vai arrumar. E o que impede Deus de fazer isso? Por que Ele já não entra na sua vida agora e muda tudo de uma vez? Porque Deus não é invasor. A Palavra dEle diz que Ele está à porta”.

Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

  • “Então, Ele não vai entrar sem ser convidado. Você precisa convidá-lO. Você precisa dizer: ‘Deus eu quero que o Senhor entre na minha vida’”, ensinou.

Em seguida, chamou à frente do altar aqueles que estavam decididos a deixar Deus governar suas vidas.

 

Palestra para os casais:

Ao lado da esposa, Cristiane Cardoso, o Bispo Renato falou aos casais sobre a necessidade de aplicar o que foi dito também no casamento.

Ele explica:

  • “Casamento não é o que acontece no dia em que você troca alianças no altar e o pastor ou juiz de paz faz a troca dos votos. Casamento, para funcionar, precisa acontecer o que nós falamos aqui hoje. Para Deus entrar na sua vida você tem que deixar. Então, para o seu marido entrar na sua vida você tem que deixar, não é só se casar com ele não. Muitas pessoas casaram, trocaram alianças, foram morar juntos, mas nunca aceitaram o outro na sua vida. Colocam uma barreira. A esposa não aceita o marido, o marido não aceita a esposa.”
  • A gente muda, se adapta, para tudo, mas parece que em casa a gente acha que mudar para o outro fere o nosso ego, machuca o orgulho. Então, por isso, muitos casamentos morrem. Porque as pessoas não permitem que o outro entrem na vida delas, então vão acabar ficando sozinhas.
Aceitar um ao outro:

Cristiane, por sua vez, comparou o ato de aceitarmos uma outra pessoa na nossa vida, ao ato de aceitarmos Jesus.

  • “Quando você aceita Jesus, aceita a Palavra dEle. Contudo, muitas pessoas falam de Jesus, mas não vivem a vida de um cristão, porque não aceitam a Sua Palavra. Da mesma forma, muitos casais se casam, mas não aceitam um ao outro, não vivem aquilo que faz parte de um casamento, que é o diálogo, a cumplicidade.”

Ela citou os 12 anos iniciais do casamento deles, como exemplo.

  • “Uma das minhas reclamações com relação ao Renato era justamente ele não falar. Ele falava com todo mundo no trabalho, mas em casa ele não falava, não compartilhava. Mas como eu ia me tornar um com ele se a gente não conversava. Então, se o seu jeito está atrapalhando vocês de se tronarem um só, de terem aquela cumplicidade que vem no casamento, se vocês são dois indivíduos com seus dois mundinhos, vocês não têm um casamento. Vocês não são um time.”
A importância da Terapia do Amor:

Cristiane alerta ainda que para um casamento fracassar não precisa que haja traição ou mentira, a falta de diálogo e coisas que atrapalham a cumplicidade do casal são o bastante para acabar o casamento.

  • “Por isso, nós fazemos a Terapia do Amor, para ajudar os casais a fazer essa junção, porque você tem que aprender, não é fácil, teoricamente parece ser, mas não é”, assegurou.

A Catedral de Uruguaiana, pelos números:
  •  Mais de 1,5 mil pessoas participaram do evento de inauguração.
  • Capacidade para 697 lugares;
  • Auditório com 62 lugares;
  • 4 salas para a Escola Bíblica Infantil (EBI);
  • 4 salas de apoio para grupos;
  • Estacionamento para 46 vagas;
  • Área total 2.400m² , sendo 1.414m² de área construída
Em tempo:

A Catedral de Uruguaiana está localizada na  rua General Flores da Cunha – 1.905 – Centro – CEP: 97501-650 – Uruguaiana – Rio Grande do Sul. Confira aqui os horários das reuniões.

Confira a galeria de fotos:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Mídia Universal