Como um profissional maduro pode se preparar para as oportunidades?

Veja como encarar o mercado e o que fazer para se destacar nos processos seletivos

Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia. Mesmo com a retomada econômica após o fim do isolamento social, o profissional maduro é o que tem mais dificuldade de recolocação. Para muitos contratantes, a idade, rugas e cabelos brancos são entraves tanto para mulheres quanto para homens. Contudo, grandes empresas, preocupadas com a diversidade, estão buscando profissionais de 40, 50 ou 60 anos amparadas nas qualidades que eles agregam às equipes. Mas como esse público pode se preparar melhor para essas novas oportunidades?

Para Fran Winandy, psicóloga, MBA em Recursos Humanos, mestre em Administração de Empresas, sócia da Acalântis Services e autora do livro Etarismo, um novo nome para um velho preconceito – que aborda exatamente a rejeição aos profissionais maduros no mercado de trabalho –, o Brasil tem uma cultura de valorização do novo e do jovem. “Boa parte das empresas acredita que pessoas maduras não têm talento, são mais lentas, muito caras, pouco atualizadas, teimosas, com dificuldades em lidar com tecnologias e assim por diante. Isso se deve aos estereótipos negativos relacionados à idade.”

Integração
Fran explica que, em geral, nos processos seletivos, o profissional maduro tende a concorrer com pessoas mais jovens, mas há empresas que estão percebendo as vantagens da integração geracional em seus times: “mesclar a garra de jovens profissionais com o repertório de profissionais maduros têm, comprovadamente, mostrado benefícios em termos de engajamento, inovação e produtividade. Por conta disso, o número de contratações de profissionais maduros tende a aumentar, seja por motivos de lucratividade, seja por conta das contundentes mudanças em nossa pirâmide etária”.

Contudo, é difícil afirmar quais áreas tendem a contratar profissionais maduros. “O varejo abriu algumas posições. Por conta da escassez de recursos, áreas de tecnologia têm oferecido oportunidades em cargos iniciais para profissionais maduros, com contratações após treinamentos. Os bancos têm realizado alguns projetos piloto em áreas de atendimento voltadas para clientes 50 mais e talvez seja uma tendência as empresas contratarem profissionais maduros em áreas de atendimento a clientes maduros”, avalia.

Preparação
Alguns processos seletivos podem ser extenuantes, com muitas fases e vários testes. “Percebo que pessoas mais velhas nem sempre têm paciência para cumprirem todas as etapas e terminam sendo excluídas por não finalizá-las.

Minha primeira dica é que tenham paciência. Atualmente, é praxe o cadastro em algum banco de dados ou plataforma: faça um copiar/colar do seu currículo, não é difícil se ele estiver atualizado, mas lembre-se de adaptar alguns aspectos dele ao que está sendo solicitado. Coloque um e-mail e um telefone que você acesse diariamente e não invente coisas”, aconselha Fran.

Ela diz que a principal arma para se preparar para os processos seletivos é o autoconhecimento: “Quando você se conhece, fica mais fácil compreender o que a empresa espera e mostrar o melhor de você. A atualização também é fundamental. É preciso estar antenado e ter disposição para aprender sempre: é o lifelong learning, aprendizado ao longo da vida. Não somos nativos digitais, mas temos capacidade de aprender a lidar com essas ferramentas, como a pandemia mostrou. Quem não lida com redes sociais, WhatsApp, Zoom e companhia? Para isso não há limite de idade. Eles podem estar na nossa cabeça e precisamos tirá-los de lá”.

O poder da Palavra para guiar sua carreira
Se você ainda não sabe como agir para retomar o prumo de sua carreira, comece buscando a direção do Espírito Santo. Faça como milhares de pessoas que estão nessa busca ao participar do Novo Congresso para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras em todos os Templos da Universal. As reuniões são fundamentais para ajudá-lo em sua vida profissional e financeira, pois são baseadas na Palavra de Deus e na história de heróis da Bíblia que foram baluartes para suas gerações. Não fique para trás. Participe você também.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes - Foto: getty images - Arte: Eder Santos