Como ser sincera sobre o peso do meu marido?

Imagem de capa - Como ser sincera sobre o peso do meu marido?

Durante uma das edições do programa Escola do Amor Responde, uma aluna casada há sete anos pediu um conselho aos professores Renato e Cristiane Cardoso. Ela contou que, durante o tempo de união, o marido engordou 30 quilos e isso está afetando o relacionamento. Ela sente que esse fato pode até ser resultado da desmotivação dele. A aluna quer ajudá-lo, mas não quer que ele se sinta constrangido.

ALUNA – Eu preciso muito de ajuda. Sou casada há sete anos e nesse período meu marido engordou 30 quilos. Ele fala que vai mudar, mas não toma nenhuma atitude e isso afeta diretamente tudo em nossa vida. Sinto que há uma desmotivação da parte dele. Gostaria de saber como ajudá-lo a fazer essa mudança, mas sem ofendê-lo.

Renato – Há duas possibilidades: ou seu marido reconhece que está com sobrepeso e quer voltar ao peso saudável ou ele não reconhece isso, talvez até concorde, mas não está nem aí. Não sei qual é a situação dele. Pensemos, então, na alternativa de que ele reconhece, mas não consegue perder peso. Nesse caso, basta você ir com ele ao médico e buscar ajuda. Vale a pena fazer isso. Não o deixe achar que pode confiar na força de vontade, pois ela não está funcionando. O médico vai examiná-lo e dizer o que ele precisa fazer. Depois é só seguir o que foi determinado. É mais fácil quando você recebe uma direção eficaz sobre o que tem que fazer do que confiar no sentimento. A verdade é que todos nós sabemos o que devemos fazer, mas precisamos de alguém para nos dar uma receita.

Cristiane – Essa ajuda é importante até para que a pessoa entenda que o profissional vai ajudá-la, pedirá exames e descobrirá o motivo de ela estar naquela situação: se é algo hormonal ou se é necessário usar medicamentos. É importante consultar um médico e fazer um acompanhamento profissional. Entretanto, se ele não reconhece que precisa de ajuda ou que precisa emagrecer, é um problema, pois ele não está se enxergando.

Renato – Também é preciso saber se o aumento de peso tem vínculo com a depressão, a ansiedade, o estresse ou se ele se entregou. É difícil para nós apontarmos uma solução porque não sabemos qual é a situação dele. Talvez uma abordagem eficaz seja você dizer para o seu marido, com toda sinceridade: “meu amor, seu sobrepeso está me incomodando. Eu me preocupo não só por causa da aparência ou do impacto disso no nosso relacionamento, mas também com a sua saúde. Não falo isso para humilhar ou rebaixar você, mas porque eu te amo”. Pode ser que ele reaja a isso, mas, se o problema for depressão e não apenas o peso, ele precisará da ajuda de um profissional. Sem mais detalhes em relação ao caso dele, é difícil darmos uma orientação. Algumas sugestões: se você cozinha, pode preparar pratos de que ele goste e que sejam mais saudáveis; se ele gosta de jogar futebol, você deve incentivá-lo a ir mais vezes; você pode andar de bicicleta com ele, fazer uma caminhada e ser parceira dele nessas atividades, mas cada pessoa é diferente da outra. Você precisa saber qual é a real situação de seu marido e entender que o sobrepeso pode nem ser o principal problema, mas sintoma de algo mais profundo.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images